Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNUNES, Mauricéapt_BR
dc.contributor.authorALENCASTRO, Paulo Roberto Dept_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:35Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:35Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1255-
dc.descriptionBiblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IEpt_BR
dc.description.abstractO tema "formação de professores" encontra-se muito atual, até mesmo devido às discussões sobre os cursos de licenciaturas desencadeadas em todo o país. Sabe-se que a formação de professores é extremamente importante para um ensino de qualidade, desde que esta formação seja produtora de saber e formadora de cidadãos críticos capazes de avaliar de forma reflexiva as situações de ensino e aprendizagem às quais poderão estar submetidos. Desta forma, este trabalho se propôs a pesquisar as representações dos licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua formação profissional. A amostra selecionada, seguindo o objetivo da pesquisa, foi então representada pelos licenciandos que estavam cursando a disciplina de Prática de Ensino de Química III - Estágio Supervisionado, por ser esta a última disciplina didático-pedagógica do curso. Os dados, coletados através de um questionário com perguntas abertas, procurou conhecer e construir o perfil destes licenciandos e as representações em relação ao curso. Buscou-se também pesquisar os conhecimentos inerentes à formação do professor e questões específicas à sua formação. Os relatos das representações destes licenciandos foram analisados qualitativamente. Como resultado, verificamos que, em parte, falta-lhes conhecimentos suficientes para desenvolverem suas atividades profissionais, mas acreditam na formação continuada para suprir estas deficiências. Manifestaram-se também sobre questões referentes à profissão professor e concepções de metodologias pedagógicas, ao qual apresentaram particularidades com pedagogias discutidas por diversos autores que seguem tendências modernas de educação, professor qualitativo, pesquisador, etc.pt_BR
dc.format.extent561232 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleRepresentações dos Discentes do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua Formação Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf548.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools