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dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Maria Alice De Lima Gomespt_BR
dc.contributor.authorPORTES, Ecio Antoniopt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:35Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:35Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1254-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER A TRAJETÓRIA ESCOLAR E AS VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES POBRES QUE TIVERAM ACESSO, ATRAVÉS DO VESTIBULAR, A CARREIRAS ALTAMENTE SELETIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, A SABER: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, ENGENHARIA ELÉTRICA, FISIOTERAPIA E MEDICINA. ELE SE INSPIRA E SE APÓIA EM TRABALHOS QUE INVESTIGAM TRAJETÓRIAS ESCOLARES NOS MEIOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS TAIS COMO O DE HOGGART (1975), TERRAIL (1990), LAURENS (1992), VIANA (1998), SOUZA & SILVA(1999), ENTRE OUTROS. DESSA FORMA, PRIVILEGIAM-SE NA CONSTRUÇÃO DO OBJETO TRÊS MOMENTOS SUBSTANTIVOS: A DIMENSÃO HISTÓRICA, A RECONSTRUÇÃO E A ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS INVESTIGADAS E A EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE CINCO JOVENS POBRES NO DECORRER DE DOIS ANOS. AS INDAGAÇÕES QUE ORIENTARAM A PESQUISA EMPÍRICA FORAM: EXISTIRAM ESTUDANTES POBRES NOS CURSOS SUPERIORES, DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS? SE EXISTIRAM, COMO É QUE OS ESTUDANTES POBRES VIVERAM A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO PASSADO? QUAL FOI A TRAJETÓRIA DE ACESSO DOS UNIVERSITÁRIOS POBRES, NO PASSADO E NO PRESENTE, AOS CURSOS ALTAMENTE SELETIVOS? NO INTERIOR DESSES CURSOS, COMO É QUE SE PROCESSA A VIDA COTIDIANA DESSES SUJEITOS? COMO AS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA AFETAM ESSES SUJEITOS NO DECORRER DA AVENTURA UNIVERSITÁRIA? OS DADOS EMPÍRICOS FORAM EXTRAÍDOS DE LONGAS ENTREVISTAS EFETUADAS JUNTO AOS SUJEITOS, ORIENTADAS POR TEMAS COMO A CONDIÇÃO ECONÔMICA DO UNIVERSITÁRIO, A VIDA DE ESTUDANTE DENTRO E FORA DO CAMPUS, A VIDA ACADÊMICA PROPRIAMENTE DITA, PRINCIPALMENTE NAQUELES ASPECTOS ATINENTES À RELAÇÃO COM OS PROFESSORES, COM OS COLEGAS, À ATUAÇÃO NA SALA DE AULA E O DESEMPENHO ACADÊMICO, COM O OBJETIVO DE DAR VISIBILIDADE AO ESTUDANTE POBRE NO BRUTAL E DESIGUAL JOGO DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, LÁ ONDE ELE É MAIS DIFÍCIL DE SER JOGADO, NOS CURSOS ALTAMENTE SELETIVOS.pt_BR
dc.format.extent1375048 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectTRAJETÓRIA ESCOLARpt_BR
dc.subjectVIDA ACADÊMICApt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIA EDUCACIONApt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios popularespt_BR
dc.titleTRAJETÓRIAS ESCOLARES E VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE POBRE DA UFMG - UM ESTUDO A PARTIR DE CINCO CASOSpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

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