Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1240
Título : | O BOM PROFESSOR: O OLHAR DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Autor : | CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro SOUZA, Félix De Araújo |
Palabras clave : | ENSINO SUPERIOR;TRABALHO DOCENTE;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Resumen : | O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI O DE CONFRONTAR O PAPEL DO PROFESSOR PRECONIZADO PELAS TEORIAS PEDAGÓGICAS MAIS ATUAIS EM CONSONÂNCIA COM UM PARADIGMA DE CONHECIMENTO ROTULADO COMO MODERNO, PÓS-MODERNO OU EMERGENTE, DEPENDENDO DO AUTOR DA FORMULAÇÃO, COM AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS POR UM GRUPO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS, SABERES E ATITUDES CONSIDERADAS COMO ATRIBUTOS DE UM "BOM PROFESSOR". UM GRUPO DE ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS FORAM OS SUJEITOS DESTE ESTUDO, QUE CONSTOU DE QUESTIONÁRIO, DISCUSSÃO EM GRUPO E ENTREVISTAS ONDE SE PROCUROU APURAR SUA PERCEPÇÃO SOBRE OS DIVERSOS COMPONENTES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ESPECIAL ÊNFASE NA FIGURA DO "BOM PROFESSOR". OS CONTEÚDOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PROPOSTA POR SÉRGE MOSCOVICI DENTRO DA ABORDAGEM ESTRUTURAL, PROPOSTA POR JEAN CLAUDE ABRIC. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A REPRESENTAÇÃO DE `BOM PROFESSOR" ESTÁ FORTEMENTE ALICERÇADA NOS SABERES LIGADOS À CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E HABILIDADES AFETIVAS, AINDA QUE OS ALUNOS SE ASSUMAM, EM ALGUMA MEDIDA, COMO SUJEITOS DO PROCESSO EDUCATIVO. |
Descripción : | PUC MINAS |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1240 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens Universitários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador