Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBRANDÃO, Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaiapt_BR
dc.contributor.authorCARVALHO, Cynthia Paes Dept_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:31Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:31Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1233-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA PUCpt_BR
dc.description.abstractINSPIRADO NAS PESQUISAS DE PIERRE BOURDIEU, O ESTUDO FOCALIZA A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM O CONHECIMENTO ACADÊMICO E A UNIVERSIDADE, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS COLOCADOS PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS BRASILEIRAS NO FINAL DA DÉCADA DE 90. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO COM GRADUANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DIREITO DA PUC-RIO NO ANO 2000 COM BASE NUM CONJUNTO VARIADO DE FONTES, ABRANGENDO DESDE AS RESPOSTAS A DIFERENTES QUESTIONÁRIOS ATÉ AS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS DISPONÍVEIS NA UNIVERSIDADE. PARA A ANÁLISE FOI CONSTRUÍDA UMA TIPOLOGIA DOS DIFERENTES PERCURSOS ESCOLARES DO GRUPO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ A UNIVERSIDADE. DESSA FORMA, A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM A LITERATURA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS CAMADAS MÉDIAS, PODE-SE DISCUTIR E APROFUNDAR ALGUMAS DAS INTERPRETAÇÕES JÁ CONSAGRADAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES DE REPRODUÇÃO DO STATUS SOCIAL, PARTICULARMENTE NO QUE TOCA AOS INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS. DENTRE OUTROS ASPECTOS RELEVANTES, O ESTUDO MOSTROU DENTRO DOS LIMITES DOS DADOS DISPONÍVEIS - A INFLUÊNCIA DO VOLUME E DA ESTRUTURA DO CAPITAL CULTURAL DAS FAMÍLIAS NA CONSTRUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS FAMILIARES E DO HABITUS DOS JOVENS PESQUISADOS. AINDA QUE NÃO SE TENHA ENCONTRADO PADRÕES MUITO DIFERENCIADOS DE ESCOLHA ENTRE AS FRAÇÕES DE CAMADAS MÉDIAS ESTUDADAS, PODE-SE CONSTATAR A TENDÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA RELAÇÃO PRAGMÁTICA E INSTRUMENTAL COM A ESCOLA. FINALMENTE, A PESQUISA REUNIU DIVERSOS ELEMENTOS SOBRE O QUE SE PODERIA CHAMAR DE HABITUS ESCOLAR UNIVERSITÁRIO FORJADO AO LONGO DO CURSO SUPERIOR, EM CUJA CONSTITUIÇÃO INTERAGEM AS DISPOSIÇÕES E OS CAPITAIS ENGENDRADOS NO MUNDO NATAL COM O ESPAÇO SOCIOPROFISSIONAL DA GRADUAÇÃO ESCOLHIDA.pt_BR
dc.format.extent1170095 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectFAMÍLIApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectTRAJETÓRIApt_BR
dc.subjectCLASSE MÉDIApt_BR
dc.subjectREPRODUÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios popularespt_BR
dc.titleENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL `A UNIVERSIDADEpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools