Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1233
Título: | ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL `A UNIVERSIDADE |
Autor(es): | BRANDÃO, Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia CARVALHO, Cynthia Paes De |
Palavras-chave: | FAMÍLIA;ESCOLA;TRAJETÓRIA;CLASSE MÉDIA;REPRODUÇÃO SOCIAL |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: | INSPIRADO NAS PESQUISAS DE PIERRE BOURDIEU, O ESTUDO FOCALIZA A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM O CONHECIMENTO ACADÊMICO E A UNIVERSIDADE, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS COLOCADOS PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS BRASILEIRAS NO FINAL DA DÉCADA DE 90. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO COM GRADUANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DIREITO DA PUC-RIO NO ANO 2000 COM BASE NUM CONJUNTO VARIADO DE FONTES, ABRANGENDO DESDE AS RESPOSTAS A DIFERENTES QUESTIONÁRIOS ATÉ AS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS DISPONÍVEIS NA UNIVERSIDADE. PARA A ANÁLISE FOI CONSTRUÍDA UMA TIPOLOGIA DOS DIFERENTES PERCURSOS ESCOLARES DO GRUPO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ A UNIVERSIDADE. DESSA FORMA, A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM A LITERATURA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS CAMADAS MÉDIAS, PODE-SE DISCUTIR E APROFUNDAR ALGUMAS DAS INTERPRETAÇÕES JÁ CONSAGRADAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES DE REPRODUÇÃO DO STATUS SOCIAL, PARTICULARMENTE NO QUE TOCA AOS INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS. DENTRE OUTROS ASPECTOS RELEVANTES, O ESTUDO MOSTROU DENTRO DOS LIMITES DOS DADOS DISPONÍVEIS - A INFLUÊNCIA DO VOLUME E DA ESTRUTURA DO CAPITAL CULTURAL DAS FAMÍLIAS NA CONSTRUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS FAMILIARES E DO HABITUS DOS JOVENS PESQUISADOS. AINDA QUE NÃO SE TENHA ENCONTRADO PADRÕES MUITO DIFERENCIADOS DE ESCOLHA ENTRE AS FRAÇÕES DE CAMADAS MÉDIAS ESTUDADAS, PODE-SE CONSTATAR A TENDÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA RELAÇÃO PRAGMÁTICA E INSTRUMENTAL COM A ESCOLA. FINALMENTE, A PESQUISA REUNIU DIVERSOS ELEMENTOS SOBRE O QUE SE PODERIA CHAMAR DE HABITUS ESCOLAR UNIVERSITÁRIO FORJADO AO LONGO DO CURSO SUPERIOR, EM CUJA CONSTITUIÇÃO INTERAGEM AS DISPOSIÇÕES E OS CAPITAIS ENGENDRADOS NO MUNDO NATAL COM O ESPAÇO SOCIOPROFISSIONAL DA GRADUAÇÃO ESCOLHIDA. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUC |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1233 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Universitários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador