 
        Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1232| Título : | A MELODIA DA FORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG | 
| Autor : | VIANA, Maria Jose Braga PRATES, Francisca Schaich | 
| Palabras clave : | EDUCAÇÃO MUSICAL;MÚSICA | 
| Fecha de publicación : | 2006 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | 
| Resumen : | O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA INVESTIGAÇÃO FOI DISCUTIR, NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, AS DESIGUALDADES DE ACESSO AO CURSO SUPERIOR DE MÚSICA DA UFMG. PARA TANTO, BUSCAMOS IDENTIFICAR DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE SUJEITOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES QUE INGRESSARAM NESTA INSTITUIÇÃO. APÓS TRAÇAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO DE APROVADOS NOS VESTIBULARES DE 1999 A 2005 NO CURSO DE BACHARELADO DA ESCOLA DE MÚSICA (FONTE: COPEVE), DESCREVEMOS AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE DOZE ESTUDANTES DESSA ESCOLA ? 5 ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES E 7 DAS CAMADAS MÉDIAS ? MATRICULADOS NAS SEGUINTES HABILITAÇÕES: COMPOSIÇÃO, REGÊNCIA, CANTO, PIANO, TROMBONE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. ESSE ESTUDO EMPREENDEU UMA IMERSÃO NAS PECULIARIDADES E SINGULARIDADES DE CADA UMA DAS TRAJETÓRIAS, NAS VÁRIAS FACES DA FORMAÇÃO MUSICAL DESSES SUJEITOS ? DOS TEMPOS DA INFÂNCIA ATÉ O MOMENTO DE INGRESSO NO CURSO SUPERIOR ?, ASSIM COMO NOS PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE ELAS. TAL ABORDAGEM, TOMANDO A ORIGEM SOCIAL DOS ESTUDANTES INVESTIGADOS COMO CATEGORIA DE FUNDO, POSSIBILITOU-NOS A IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS FATORES SOCIOCULTURAIS QUE EXERCERAM INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NESSES PROCESSOS DE FORMAÇÃO. DENTRE ESSES FATORES, DESTACAMOS: A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM O CAMPO CULTURAL, ESPECIALMENTE O DA MÚSICA; AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E, NESSE CONTEXTO, O ACESSO A SABERES LEGÍTIMOS ? AQUELES EXIGIDOS NOS VESTIBULARES, ASSIM COMO AS OPORTUNIDADES DISPONIBILIZADAS NO SISTEMA DE ENSINO; AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS GRUPOS NOS QUAIS TRANSITARAM OS SUJEITOS, COMO, POR EXEMPLO, AS BANDAS E CORAIS. | 
| Descripción : | FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1232 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Aparece en las colecciones: | Jovens Universitários | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 788.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador