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dc.contributor.advisorCUNHA, Maria Isabel Dapt_BR
dc.contributor.authorPEDROSO, Maisa Beltramept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:30Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:30Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1231-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOSpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO ESTÁ CENTRADO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS ? UNISINOS E NO PROTAGONISMO DAS PROFESSORAS QUE AS DESENVOLVEM. PROCUROU PERCEBER SE ESSAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICAM INOVAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA RUPTURA PARADIGMÁTICA, COMPREENDENDO A INOVAÇÃO COMO UM PROCESSO DESCONTÍNUO, DE RUPTURAS COM AS FORMAS TRADICIONAIS DO ENSINAR E APRENDER. DENTRO DESSE PROPÓSITO BUSCOU TAMBÉM COMPREENDER COMO OS PROFESSORES, PERCEBIDOS COMO INOVADORES POR SEUS ALUNOS, CONSTRUÍRAM SUAS TRAJETÓRIAS DOCENTES, IDENTIFICANDO OS PROCESSOS QUE INSTITUEM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. FORAM UTILIZADOS A METODOLOGIA QUALITATIVA E OS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NA EXPECTATIVA DE COMPREENDER OS PROCESSOS NO CONTEXTO SOCIAL ONDE SÃO PRODUZIDOS, A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E CONTINGÊNCIAS DE PRODUÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM SELECIONADOS, COMO INTERLOCUTORES, TRINTA E NOVE ALUNOS E QUATRO PROFESSORES DO CURSO DE NUTRIÇÃO. FOI APLICANDO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO, RELATIVO A SUAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, EM ESPECIAL AQUELAS QUE CONSIDERAVAM AS MAIS SIGNIFICATIVAS. A PARTIR DA ANÁLISE DE SEUS DEPOIMENTOS, FORAM LOCALIZADAS AS DOCENTES QUE PROTAGONIZARAM ESSAS EXPERIÊNCIAS, OBSERVANDO A CONSTÂNCIA DOS NOMES ESCOLHIDOS. SEMPRE QUE POSSÍVEL PROCUROU-SE TRABALHAR TAMBÉM COM O CRITÉRIO DE REPRESENTATIVIDADE, INCLUINDO DOCENTES VINCULADAS ÀS DIFERENTES ÁREAS DO CURSO, COM QUEM FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, POR CONSIDERAR QUE ESSAS PERMITEM UM MAIOR APROFUNDAMENTO DAS INFORMAÇÕES DESEJADAS. FORAM DE DIFERENTES NATUREZAS AS ATIVIDADES ELENCADAS PELOS ALUNOS COMO PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS. NO ENTANTO, EM TODAS ELAS, A PRÁTICA APARECE COMO PONTO DE PARTIDA DA APROPRIAÇÃO DA TEORIA, E ESSA PASSA A TER SIGNIFICADO PARA OS ESTUDANTES, CONSTITUINDO-SE NA RUPTURA MAIS PRESENTE NA RECONFIGURAÇÃO DO CONHECIMENTO, TRANSFORMANDO-SE EM AUTOCONHECIMENTO E PROVOCANDO, NO ALUNO, UMA AÇÃO TRANSFORMADORA. ESSAS ATIVIDADES SE CARACTERIZARAM PELA INTERAÇÃO COM DIMENSÕES AFETIVAS E SUBJETIVAS, INCLUINDO A EMOÇÃO, SENSIBILIDADE E PERCEPÇÃO ESTÉTICA, ARTICULANDO SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE, CIÊNCIA E CULTURA, TÉCNICA E POLÍTICA. PARA A AMPLIAÇÃO DA ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZARAM-SE CATEGORIAS PROPOSTAS NOS ESTUDOS DE SOUSA SANTOS, CUNHA, LUCARELLI, LEITE, ENTRE OUTROS. NO CAMPO DOS SABERES DOCENTES, OS APORTES DE TARDIF, PIMENTA E ANASTASIOU FORAM IMPORTANTES. AS TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS SÃO FATORES DEFINIDORES DOS MODOS DE ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS, REVELANDO SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO. INDICAM CONDIÇÕES PRESENTES NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. A PESQUISA REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER E DESENVOLVER CONHECIMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES QUE SE INSTITUEM NA UNIVERSIDADE, DESTACANDO A RELEVÂNCIA DE QUE OS PROFESSORES REFLITAM SOBRE ELAS E DE QUE AS ALTERNATIVAS DE AVANÇOS SURJAM DE SUAS REAIS POSSIBILIDADES. NESSA DIREÇÃO SE ALINHA A OUTROS ESTUDOS QUE OBJETIVAM CONSTRUIR AS BASES DE UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA.OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E DAS INSTITUIÇÕES PODEM SER IMPORTANTES INSTRUMENTOS DE ESTÍMULO A ESSA CONDIÇÃO.pt_BR
dc.format.extent995443 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSpt_BR
dc.subjectINOVAÇÃO PEDAGÓGICApt_BR
dc.subjectSABERES DOCENTESpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIA UNIVERSITÁRIApt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitáriospt_BR
dc.titleA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO: INVESTIGANDO O CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNISINOSpt_BR
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