Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1227
Título: | ESCOLHA MOTIVOS E EXPECTATIVAS DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA QUANTO À PROFISSÃO: UMA PERSPECTIVA PSICOEDUCACIONAL |
Autor(es): | MORETTI, Lucia Helena Tiosso SANCHES, Marli Aparecida Calça |
Palavras-chave: | ESCOLHA PROFISSIONAL;MOTIVAÇÃO;PSICOLOGIA |
Data do documento: | 1999 |
Editor: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
Resumo: | O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI DE INVESTIGAR OS MOTIVOS DA ESCOLHA PROFISSIONAL E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS SOBRE O CURSO DE PSICOLOGIA. PARTICIPARAM DO ESTUDO, 130 ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PR), DOS QUAIS 43 DO 1º ANO; 43 DO 3º ANO E 44 DO 5º ANO, DE AMBOS OS SEXOS E NA FAIXA ETÁRIA DE 18 A 52 ANOS. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO DE QUESTÕES ESPECÍFICAS SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA, EXPECTATIVAS SOBRE O CURSO E DO FUTURO PROFISSIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DO SOFTWARE STATISTIC FOR WINDOWS VERSÃO 5.0 E DE ACORDO COM A TEORIA DE ERIKSON. OS RESULTADOS INDICARAM QUE: 1. 40,77% DOS ALUNOS ESCOLHERAM O CURSO POR INTERESSE; 2. 31,54%, TEVE AJUDA DA FAMÍLIA NA TOMADA DE DECISÃO E 28,46%, FOI DECISÃO PESSOAL; 3. 22,31% ESPERAVAM QUE O CURSO OS AJUDASSE A ENTENDER AS PESSOAS; 4. PARA 23,08% AS DIFICULDADES ( COM DISCIPLINA, CARGA HORÁRIA, FINANCEIRA), OCORRERAM NO 1º ANO; 15,38%, NO 3º E 6,15%, NO 5º ANO; 5. SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO, 50,77% RELATARAM QUE ELE AUXILIA ÀS PESSOAS; 6. AO CONCLUIR O CURSO, 20,00% QUEREM CONTINUAR ESTUDANDO; 15,38% VÃO PARA A CLÍNICA; OS DEMAIS, HOSPITAL/ESCOLA/DOCÊNCIA/ EDUCAÇÃO E 40% ESTÃO INDECISOS. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1227 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Universitários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador