Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1222
Title: O ENSINO NOTURNO COMO PALCO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Authors: PASSOS, Laurizete Ferragut
REHDER, Juarez Garzon
Keywords: SABERES DOCENTES;ESTUDANTES;TRABALHADORES;ENSINO NOTURNO
Issue Date: 2006
Publisher: UNESP - RIO CLARO
Abstract: O OBJETIVO DESTA PESQUISA É IDENTIFICAR E VERIFICAR, COMO OCORRE A INTEGRAÇÃO E A COMPLEMENTAÇÃO DOS SABERES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS TRABALHADORES NOTURNOS, DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, COM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA, COM A FINALIDADE DE CONHECER A TRAJETÓRIA ESCOLAR, A VISÃO DA FUTURA PROFISSÃO, BEM COMO OS DILEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O CURSO, PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSES ALUNOS ORIUNDOS EM SUA MAIORIA DE ESCOLAS PÚBLICAS, TÊM SE CONSTITUÍDO NA CLIENTELA MAJORITÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS FACULDADES PRIVADAS. BUSCOU-SE VERIFICAR OS SABERES PRESENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DESSES ALUNOS E DE QUE MANEIRA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ESTES SABERES, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE OS ALUNOS TÊM DEFICIÊNCIAS ANTERIORES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, POSSUINDO DIFICULDADE E INSEGURANÇA EM RELAÇÃO AOS SABERES DIDÁTICOS E CURRICULARES, DEVIDO À CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO. REVELAM IMAGENS POSITIVAS E COERENTES COM RELAÇÃO À FUTURA PROFISSÃO, QUE PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS, AO IMPLEMENTAREM NOVAS MEDIDAS NESTA ÁREA DE FORMAÇÃO INICIAL.
Description: IGCE/UNESP/RIO CLARO (SP)
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1222
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf646.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools