Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1208
Título: SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A RECONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Autor(es): MARTINS, João Batista
PASSOS, Marinez Meneghello
Palavras-chave: ADOLESCENTES;ESCOLHA PROFISSIONAL;MATEMÁTICA;LICENCIATURA
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Resumo: O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER O QUE LEVA ALGUNS ADOLESCENTES ESCOLHEREM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. O ESTUDO ENVOLVE OS ACADÊMICOS QUE INGRESSARAM EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MATEMÁTICA (FIZERAM PARTE DA PESQUISA 38 ALUNOS) ? HABILITAÇÃO LICENCIATURA ? DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. PARA DESCREVER OS MOTIVOS DA ESCOLHA, APRESENTADOS PELOS SUJEITOS EM ESTUDO, FORAM REALIZADAS NOTAS DE CAMPO, NO PERÍODO REFERENTE A UM ANO LETIVO, EM TODOS OS DIAS QUE OS ALUNOS TIVERAM AULA COM A PESQUISADORA, TAMBÉM PROFESSORA DE MATEMÁTICA E IGUALMENTE IMPLICADA NESSE PROCESSO ? UTILIZANDO-SE POR METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TRABALHANDO-SE COM UMA COLETA DE DADOS ABERTA. PARA COMPREENDER AS NARRATIVAS, ADOTOU-SE COMO BASE PARA ANÁLISE FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E SOBRE ELES LANÇOU-SE DIVERSOS OLHARES ALICERÇADOS EM CONCEITOS PERTINENTES À MULTIRREFERENCIALIDADE, ADOTANDO COMO EIXO CENTRAL A IDENTIDADE E APROXIMANDO DELE CONCEITOS RELATIVOS À ADOLESCÊNCIA E DESEJO. A COMPLEXIDADE EVIDENCIADA PELO FENÔMENO EM PESQUISA LEVOU ESSA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA A LANÇAR MÃO DE APORTES TEÓRICOS COM PONTES EM DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, COM A INTENÇÃO DE REALIZAR UM MOVIMENTO DE NÃO RECORTAR, A SITUAÇÃO EM ESTUDO, PARA ANALISAR, MAS AMPLIAR O NOSSO OLHAR COM RELAÇÃO AO OBJETO.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1208
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf954.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador