Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1204
Título: | ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE E TRABALHO: ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA E O INTERESSE PELO SABER |
Autor(es): | MORGADO, Maria Aparecida BOTELHO, Daniela Mendes Piloni |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO;JUVENTUDE E INTERESSE PELO SABER |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
Resumo: | A TEMÁTICA PROPOSTA, ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE E TRABALHO: ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA E O INTERESSE PELO SABER BUSCA CORRELACIONAR O PAPEL DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DO SABER COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O TRABALHO. TAMBÉM, SE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO INTERFERE NESSE PROCESSO. A BASE DESSA DISCUSSÃO PROCUROU DIALOGAR COM PESQUISAS QUE COLOCAM OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS PELO JOVEM NO ENSINO, EM GERAL, E NO SUPERIOR, EM PARTICULAR. BUSCA-SE PERCEBER NO DECORRER DA PESQUISA, ATRAVÉS DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E ORAIS, SE, NO ENSINO SUPERIOR, FALAR SOBRE O SABER IMPLICA EM ENTENDER E DISCORRER SOBRE O TRABALHO. COMPREENDER O UNIVERSO JUVENIL, DESTACANDO O INTERESSE PELO SABER, ATRAVÉS DOS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS INTERGERACIONAIS, PERMITE MOSTRAR, COMO AFIRMA CARRANO (2003), QUE O JOVEM SÓ É JOVEM NA ?RELAÇÃO COM?. ESTA PESQUISA UTILIZA COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS O GRUPO FOCAL, COM ANÁLISE QUALITATIVA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PERCEBE-SE QUE AS PERSPECTIVAS QUE SE DELINEIAM PARA O JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO, SÃO POSSIVELMENTE O FATOR PREDOMINANTE DA SUA RELAÇÃO COM O SABER. AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO UNIVERSO ACADÊMICO OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE, TANTO NO ASPECTO POSITIVO, COMO NAS LACUNAS E PORTANTO, NAS RELAÇÕES NEGATIVAS OU INESISTENTES QUE OCORREM ENTRE OS PROFESSORES E ALUNOS, INDICANDO ALGUMAS VEZES O INTERESSE OU DESINTERESSE PELO SABER. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1204 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Universitários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 461.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador