Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1180
Título : | BRASIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
Autor : | SOUZA, Clarilza Prado De NOVAES, Adelina De Oliveira |
Palabras clave : | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;IDENTIDADE;PROTAGONISMO |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Resumen : | A PRESENTE DISSERTAÇÃO RESULTOU DO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA SOBRE O BRASIL. CONSIDERANDO QUE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DEVERIAM SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CAPAZ DE MOBILIZAR TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, TAL COMO DEFINE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA BUSCOU INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES POLÊMICAS QUE PUDESSEM IDENTIFICAR EM FUTUROS EDUCADORES UM GRUPO SOCIALMENTE ATIVO. A PESQUISA É PARTE DE UM PROGRAMA DE PESQUISA MAIS AMPLO "IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL" QUE, POR SUA VEZ, FAZ PARTE DO PROJETO INTERNACIONAL "IMAGINÁRIOS LATINO-AMERICANOS", SEDIADO PELO LABORATÓRIO EUROPEU DE PSICOLOGIA SOCIAL (LEPS) DA MAISON DE SCIENCES DE L HOMME DE PARIS (MSH), FRANÇA. SÃO RESPONDENTES DA PESQUISA 267 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PRIMEIRO ANO, DE SETE ESTADOS DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS, DISTRIBUÍDOS ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. O QUESTIONÁRIO COMBINOU, PARA EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, O USO DE DESENHOS E LINGUAGEM ESCRITA. SOLICITOU-SE QUE DESENHASSEM O BRASIL E O QUE CONTEM NELE, QUE JUSTIFICASSEM POR QUE ACREDITAVAM QUE TUDO O QUE FOI DESENHADO ERA BRASIL E O QUE DIFERENCIAVA O BRASIL DOS DEMAIS PAISES. TRABALHOU-SE INICIALMENTE COM O EXAME DAS QUESTÕES VERBAIS, PELO PROCESSAMENTO DO PROGRAMA DE ANÁLISE LÉXICA ALCESTE (ANALYSE LEXICALE PAR CONTEXTE D UM ENSEMBLE DE SEGMENTS DE TEXTE), QUE APONTOU PARA A NECESSIDADE DE COMPOR UMA MATRIZ DE ANÁLISE DE CONTEÚDO QUE PRIORIZASSE UMA DIMENSÃO ESPECÍFICA: A DO PROTAGONISMO SOCIAL. ESTA MATRIZ TAMBÉM ORIENTOU O EXAME DOS DESENHOS, ANALISADOS COM BASE EM SUJEITOS PROTOTÍPICOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM DOIS EIXOS DE REPRESENTAÇÕES: UM MARCADO PELA FORÇA QUE EXERCE PARA A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO; OUTRO QUE IMPULSIONA A AÇÃO DOS SUJEITOS PARA UMA MUDANÇA SOCIAL. AS REPRESENTAÇÕES DESTE SEGUNDO EIXO AINDA REVELARAM QUE A ESPERANÇA É MOTRIZ DE UMA ATUAÇÃO PROTAGONISTA, E PREDIZEM UMA IDENTIDADE MARCADA PELA AÇÃO DO EDUCADOR E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL. |
Descripción : | PUCSP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1180 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens Universitários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador