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Título: ESCOLA: AS IMAGENS QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS REVELAM
Autor(es): SOUZA, Clarilza Prado De
SOARES, Sandra Lucia Ferreira Acosta
Palavras-chave: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;IMAGEM;ESCOLA
Data do documento: 2005
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: CONSTITUIU O PROPÓSITO DESTA INVESTIGAÇÃO EXPLORAR E COMPREENDER, POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS IMAGENS QUE UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS PAULISTAS TEM DA ESCOLA. AS REPRESENTAÇÕES, POR SEREM REVELADORAS DE UMA REALIDADE SOCIAL, ATUAM ORIENTANDO AS AÇÕES DOS SUJEITOS E CRIAM CONHECIMENTOS EXPRESSOS A PARTIR DE IMAGENS. ESTAS BUSCAM REFERÊNCIAS NO REAL E NO IMAGINÁRIO E VÃO ADQUIRIR COERÊNCIA A PARTIR DE UM MOVIMENTO DO OLHAR QUE COMPREENDE A ESCOLA COMO UM ESPAÇO SIMBOLIZADO. A APREENSÃO DESSE ESPAÇO DEMANDOU A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA MULTIDIMENSIONAL, REALIZADA A PARTIR DA COLETA E DO PROCESSAMENTO DE UM CONJUNTO DIVERSIFICADO DE INFORMAÇÕES ADVINDAS DE NARRATIVAS DESENHADAS E ESCRITAS. PARA A LEGITIMAÇÃO DOS RESULTADOS FOI NECESSÁRIO O RETORNO AO CAMPO DA PESQUISA PARA A DISCUSSÃO COM ALGUNS PARTICIPANTES, O QUE POSSIBILITOU O APROFUNDAMENTO DA COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INICIAIS. COMO SUPORTE FOI UTILIZADO UM CONJUNTO DE SOFTWARES (EVOC, ALCESTE, CHIC E SPSS), QUE PERMITIU A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES ESPECÍFICAS. OS RESULTADOS DA ANÁLISE DOS DADOS, DE MANEIRA GERAL, REGISTRARAM DUAS DIMENSÕES DE IMAGENS PERMEANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA OS UNIVERSITÁRIOS INVESTIGADOS. A PRIMEIRA, FORTEMENTE COMPARTILHADA PELOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, INDICOU UMA ESCOLA IDEALIZADA COM SEUS MATERIAIS ESCOLARES E AMBIENTES TÍPICOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL OU FUNDAMENTAL. UM ESPAÇO FECHADO POR MUROS E PORTÕES ENVOLTO NUM CLIMA HARMONIOSO, ONDE OS CONFLITOS E AS LUTAS SÃO AMENIZADOS. AS IMAGENS PARECEM VIR DE UMA VIVÊNCIA DO PASSADO DISTANTE DA ESCOLA EM QUE VIVEM HOJE COMO ALUNOS. A SEGUNDA, DESCRITA POR ALUNOS DE MEDICINA, EXPÔS A ESCOLA DO PRESENTE, OU A ESCOLA EM QUE VIVEM COMO ALUNOS. UMA ESCOLA QUE TEM COMO LUTA O CRESCIMENTO PESSOAL, OFERECENDO CONDIÇÕES MATERIAIS E FÍSICAS. NESSA DIMENSÃO O ALUNO É O PERSONAGEM CENTRAL, QUE SE DESTACA PORQUE ENFRENTA OS OBSTÁCULOS COTIDIANOS, QUE VARIAM DESDE A LUTA PARA ENTRAR NA FACULDADE ATÉ COMO SE MANTER NELA, SEMPRE COM A META DE SE TORNAR UM SUJEITO MAIS QUALIFICADO. AS LUTAS SÃO COMPREENDIDAS COMO INVESTIMENTOS INDIVIDUAIS, O QUE IMPLICA CONQUISTAS TAMBÉM INDIVIDUAIS. AS CONCLUSÕES INDICARAM QUE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA ESSE GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS É FORMADA POR IMAGENS CRIATIVAS, MAS POUCO ORIGINAIS. JUNTAS FORMAM UM CAMPO SEMÂNTICO COMPOSTO POR PALAVRAS E EXPRESSÕES DE SIGNIFICADOS SUPERFICIAIS COMO: CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO, QUALIDADE DE ENSINO, OPORTUNIDADES E JUSTIÇA SOCIAL. JUNTAS CORPORIFICAM UMA FACHADA QUE TRADUZ A AUSÊNCIA DE UMA DIMENSÃO POLÍTICA CARACTERIZADA POR PERSONAGENS HISTÓRICOS QUE SE AFIRMAM LUTANDO E CONQUISTANDO, DECIDINDO E INTERVINDO NOS PROCESSOS SOCIAIS E, EM PARTICULAR, NA ESCOLA.
Descrição: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1153
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

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