Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1122
Título: | O PERFIL DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: O CASO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA FADEP E DA FACULDADE MATER DEI DE PATO BRANCO-PR |
Autor(es): | BONETI, Lindomar Wessler BERTOL, Daniele Pagliarine |
Palavras-chave: | POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO;ENSINO SUPERIOR;DESIGUALDADE SOCIAI |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ |
Resumo: | ESTE TRABALHO TEM APORTE NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM POLÍTICAS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA, CENTRALIZANDO A ANÁLISE DE DADOS COLETADOS DE UMA PESQUISA SOBE O TEMA DESIGUALDADES SOCIAIS E AS POLÍTICAS DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO ENFOCA O PERFIL DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR, OBSERVANDO O PROCESSO DE SELETIVIDADE, A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA, OS EXAMES VESTIBULARES E A PRESENÇA DA INIBIÇÃO DAS CAPACIDADES INDIVIDUAIS PELA NEGAÇÃO DE ACESSO DOS CANDIDATOS AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO DEDICOU-SE A RESPONDER: QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. O OBJETIVO FOI O DE IDENTIFICAR O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E ÉTNICO DOS QUE TÊM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR; IDENTIFICAR TAMBÉM AS ESPECIFICIDADES DO CONJUNTO DA DIFERENCIAÇÃO SOCIAL NO BRASIL, NO INTUITO DE APONTAR OS GRUPOS SOCIAIS DE MAIOR ALIENAÇÃO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O UNIVERSO DESSA PESQUISA COMPREENDEU AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: FACULDADE DE PATO BRANCO ? FADEP E FACULDADE MATER DEI DA CIDADE DE PATO BRANCO-PR. A AMOSTRA COMPREENDEU UM TOTAL DE 62 (SESSENTA E DOIS) ALUNOS DE 1º PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DE AMBAS AS FACULDADES. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR 37 (TRINTA E SETE) QUESTÕES COM ALTERNATIVAS DE RESPOSTAS FECHADAS E ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A COMPOSIÇÃO DE UM PERFIL DE ACESSO DE UM ALUNO JOVEM, QUE MORA NA REGIÃO DE LOCALIZAÇÃO DA IES COM SUA FAMÍLIA, TRABALHA, ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA, FEZ CURSO PRÉ-VESTIBULAR, SEUS PAIS POSSUEM POUCA ESCOLARIDADE E TRABALHAM, PAGA OS CUSTOS DA EDUCAÇÃO COM A AJUDA DA FAMÍLIA, LÊ JORNAIS REVISTAS E LIVROS, ACESSA A INTERNET E VÊ O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COMO OPORTUNIDADE PROFISSIONAL. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCPR |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1122 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Universitários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 504.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador