Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1119
Título : O AGIR COMUNICATIVO EM HABERMAS E O DISCURSO DOCENTE NAS VOZES DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Autor : GUIDO, Humberto Aparecido De Oliveira
RAIMANN, Ari
Palabras clave : ENSINO NOTURNO;ENSINO SUPERIOR;TRABALHO DOCENTE;ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Fecha de publicación : 2003
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Resumen : ESTA DISSERTAÇÃO ESTÁ INSERIDA NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO, NA LINHA DE PESQUISA DEDICADA À HISTÓRIA DAS IDÉIAS EDUCACIONAIS. TENDO COMO BASE TEÓRICA O AGIR COMUNICATIVO DE JÜRGEN HABERMAS, E FOCADO NO ENSINO SUPERIOR NOTURNO, ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER, A PARTIR DAS VOZES DISCENTES, COMO SE DÁ A PRÁXIS DOCENTE E EM QUE MEDIDA ESTA PRÁTICA INTERFERE NA VIDA DO ALUNADO. COMO OBJETIVO NÃO MENOS RELEVANTE, BUSCA VERIFICAR SE A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NOTURNO TEM PROMOVIDO AVANÇO PARADIGMÁTICO OU FORTALECIDO O STATUS QUO DA EDUCAÇÃO.EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ALÉM DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA, ESTE TRABALHO EXIGIU A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO JUNTO A 253 ALUNOS DOS DOIS ÚLTIMOS PERÍODOS DE SEIS CURSOS NOTURNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DE GOIÁS. OS RESULTADOS APONTAM PARA AVANÇOS ANIMADORES DA PRÁXIS DOCENTE NA DIREÇÃO DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO.
Descripción : UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1119
Otros identificadores : Mestrado
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf456.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador