Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1076
Título: O TRABALHO INFANTO-JUVENIL NAS ATIVIDADES RURAIS: DESVENDANDO A PERSISTENTE INSERÇÃO NAS UNIDADES FAMILIARES DE PRODUÇÃO
Autor(es): COSTA, Anita Aline Albuquerque
VERAS, Mariluce De Macedo
Palavras-chave: TRABALHO INFANTIL;AGRICULTURA FAMILIAR
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumo: O ESTUDO TRATA DA PERSISTÊNCIA DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL NO ÂMBITO DA AGRICULTURA FAMILIAR. EESE TIPO DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLACOMO FORMA ORGANIZATIVA PARTICULAR DEPRODUÇÃO CARACTERIZADA, BASICAMENTE, PELA UTILIZAÇÃO DE MEMBROS FAMILIARES, ABSORVE INCLUSIVE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS DIFERENTES ATIVIDADES RURAIS. A PRECOCIDADE LABORATIVA NA ÁREA RURAL É PROBLEMATIZADA ESPECIFICAMENTE NO ÂMBITO DAS UNIDADES FAMILIARES DE PRODUÇÃO, NO SENTIDO DE APREENSÃO DAS SINGULARIDADES. A ANÁLISE PARTICULARIZA A REALIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA, EM ALAGOAS- REGIÃO PRODUTORA DE FUMO- SUAS ESPECIFICIDADES NAS UNIDADES FAMILIARES DE PRODUÇÃO E SEUS ELEMENTOS DETERMINANTES NA DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR. NESSE PROCESSO, A UTILIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ATIVIDADES RURAIS- A DESPEITO DE UM CONJUNTO DE LEIS E NORMAS INSTITUCIONAIS E NACIONAIS E DE FOERMAS DE ENFRENTAMENTO DO TRBALHO INFANTIL (FISCALIZAÇÃO E PROGRAMAS SOCIAIS)- É TEMATIZADA NESTE ESTUDO QUE APONTA PARA A REFLEXÃO SOBRE OS FATORES E DIMENSÕES SOCIOECONOMICAS E CULTURAISQUE DÃO OS CONTORNOS PARTICULARES DA PERSISTÊNCIA DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL.
Descrição: BIBLIOTECA DO CCSA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1076
Outros identificadores: Doutorado
SERVIÇO SOCIAL
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf754.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador