Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1051
Título : | ECONOMIA DOS SETORES POPULARES: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
Autor : | DAMASCENO, Maria Nobre CAVALCANTE, Luciana Matias |
Palabras clave : | JUVENTUDE;TRABALHO;SOLIDARIEDADE |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ |
Resumen : | ESTE ESTUDO DÁ VIDA À JUVENTUDE, ENTENDENDO ESSE SEGMENTO COMO ATORES SOCIAIS E, PORTANTO, CAPAZES DE ATUAR EM SEU ESPAÇO PARA TRANSFORMÁ-LO. INVESTIGUEI SUA INSERÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE PRODUÇÃO, ASSOCIAÇÕES, COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO, ALICERÇADOS NO TRABALHO COLETIVO, COOPERADO E NA AUTOGESTÃO. PROCUREI DESVELAR NÃO APENAS AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A ESSE TRABALHO PELOS JOVENS, MAS MEDIANTE SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO, BUSQUEI IDENTIFICAR ELEMENTOS PRODUZIDOS NESSAS EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUÍSSEM PARA UMA PRODUÇÃO SOCIAL MAIOR ? OS SABERES E APRENDIZADOS SIGNIFICATIVOS NA LUTA DAS CAMADAS POPULARES, NUMA PERSPECTIVA DE CONTRA-CULTURA, DE EDUCAÇÃO POPULAR. O CAMINHO PERCORRIDO PARA ELABORAÇÃO DESSE ESTUDO SITUA-SE NA UNIDADE ENTRE DIÁLOGO, REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO TEÓRICO, NUMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE INSERÇÃO NOS GRUPOS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO E, AINDA, A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA, DA MÚSICA E DO VÍDEO COMO ELEMENTOS IMPULSIONADORES DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE. ESSE CAMINHAR DA PESQUISA FUNDA-SE NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DO TIPO ETNOGRÁFICO, QUE ENFATIZA A TENTATIVA DE COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE FORMAM O UNIVERSO CULTURAL, CONCEITUAL DOS PARTICIPANTES. OS ACHADOS REVELAM QUE ESSES GRUPOS, PRODUTORES DE CONTRA-CULTURA, SITUAM-SE NUM PATAMAR DE EXPLORAÇÃO E REPRODUÇÃO CAPITALISTA PELA INTERAÇÃO COM O MERCADO ORGANIZADO POR ESSE SISTEMA, MAS AO MESMO TEMPO COLABORAM NA PRODUÇÃO DE SABERES QUE, ALIADOS A UMA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA, PELA INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PODE CONTRIBUIR NA ESFERA DA CONTRA-HEGEMONIA. |
Descripción : | HUMANIDADES-UFC |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1051 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Trabalho |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador