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dc.contributor.advisorFRIGOTTO, Gaudenciopt_BR
dc.contributor.authorFONSECA, Laura Souzapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:45:04Z-
dc.date.available2009-03-14T15:45:04Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1035-
dc.descriptionCENTRAL DO GRAGOATÁ - UFFpt_BR
dc.description.abstractO TRABALHO INFANTO-JUVENIL É PRODUTO DA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E TAMBÉM A REPRODUZ HISTORICAMENTE DE MODO DIVERSO EM CADA SOCIEDADE. A ARTE, A EXPERIÊNCIA COTIDIANA E A CIÊNCIA, POR DIFERENTES LEITURAS, SUSTENTAM ESSA AFIRMAÇÃO. A HISTÓRICA DUALIDADE TEÓRICO-PRÁTICA NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO, MATERIALIZADA NA DICOTOMIA ENTRE ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL ACIRRA A MARGINALIZAÇÃO DESSES SUJEITOS SOCIAIS ? CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS, FILHOS E FILHAS DA CLASSE TRABALHADORA. SEM CONSIDERAR ESSAS QUESTÕES ESTRUTURAIS, ESTADO E SOCIEDADE CIVIL VÊM PROPONDO, DE FORMA DOMINANTEMENTE SUBORDINADA AO CAPITAL, UMA INFINIDADE DE PROJETOS E PROGRAMAS COM VISTAS A ATENDER ESSA POPULAÇÃO POR MEIO DE POLÍTICAS SOCIAIS. APESAR DE SIGNIFICATIVO AVANÇO EM ASPECTOS CONCEITUAIS, TANTO DA EDUCAÇÃO QUANTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMO VITÓRIA DA LUTA DE TRABALHADORAS DA ÁREA E DE USUÁRIOS DESSAS POLÍTICAS, MESMO EM GOVERNOS QUE SE AFIRMAM NO CAMPO DEMOCRÁTICO E POPULAR, ESSA TESE REVELA CINCO QUESTÕES QUE VULNERABILIZAM E LIMITAM PROFUNDAMENTE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS: (1) A FALTA DE ORGANICIDADE ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ATENDEM A CLASSE TRABALHADORA; (2) O ENXUGAMENTO DO ESTADO PARA O CAMPO DO TRABALHO E O AVANÇO DO CHAMADO TERCEIRO SETOR NA OCUPAÇÃO DO VAZIO FORJADO, GERANDO AÇÕES SOB A TÁTICA DE POLÍTICA SOCIAL ? FRAGMENTADAS E FOCALIZADAS; (3) A CONTINUIDADE E O APROFUNDAMENTO DA EXPULSÃO NA⁄DA ESCOLA; (4) A APROPRIAÇÃO NO ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO EM MEIO ABERTO DE AÇÕES FRUSTRADAS NO CAMPO EDUCACIONAL; (5) A AUSÊNCIA DE ENFRENTAMENTO DE CONTRADIÇÕES NAS CONCEPÇÕES E NAS PRÁTICAS POLÍTICAS POR SEUS SUJEITOS SOCIAIS NA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE E EM SERVIÇO. TODO ESSE CONJUNTO DE LIMITES DEMONSTRA INEQUIVOCAMENTE UMA IMENSA DESIGUALDADE NO CAMPO DOS DIREITOS ENTRE A CLASSE DETENTORA DE CAPITAL E A CLASSE TRABALHADORA. DESIGUALDADE ACENTUADA PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS EMPURRADOS PRECOCEMENTE A PRODUZIREM SUA SOBREVIVÊNCIA NO MUNDO DA RUA OU DO TRABALHO PRECÁRIO E SUPEREXPLORADO. DESIGUALDADE QUE DIFICULTA MOVIMENTOS DE COMBATE AO FENÔMENO E ACENTUA A PERDA DA POTENCIALIDADE ONTOLÓGICA DESSA FORMA DE TRABALHO QUANDO FEITO O CORTE GERACIONAL PORQUE, NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO, CATEGORIA FUNDANTE DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL, CUJA CENTRALIDADE DETERMINA A VIDA HUMANA, NÃO É ORGANIZADORA DA VIDA, PIOR, MUTILA PRESENTE E FUTURO, E, NÃO RARO, REPRODUZ PASSADOS FAMILIARES. A AUSÊNCIA OU PRECARIEDADE DESSA ANÁLISE ESTRUTURAL DO TRABALHO PRECOCE PRODUZ PRÁTICAS POLÍTICAS CONJUNTURAIS QUE NÃO COMBATEM EFETIVAMENTE A QUESTÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS.pt_BR
dc.format.extent1436538 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectTRABALHO INFANTO-JUVENILpt_BR
dc.subjectTRABALHO PRECOCEpt_BR
dc.subjectESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherTRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovenspt_BR
dc.titleTRABALHO INFANTO-JUVENIL: CONCEPÇÕES, CONTRADIÇÕES E PRÁTICAS POLÍTICASpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

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