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dc.contributor.advisorPEREIRA, Maria Zuleide Da Costapt_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Elizabete Costa Dept_BR
dc.coverage.spatialPBpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:45:03Z-
dc.date.available2009-03-14T15:45:03Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1028-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB E DO PPGEpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO O DE ANALISAR O IMPACTO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, EM JOÃO PESSOA (PB), CONSIDERANDO QUE O REFERIDO PROGRAMA, COMO UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EM SUAS INTENÇÕES PROCLAMADAS, VISA A PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS ORIUNDOS DO TRABALHO INFANTIL. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA PAUTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE AUTORES COMO: PATTO (1993), SPOSATI (1990), FERREIRA (2004), MOYSÉS E LIMA (1982), COLLARES (1994), MARCHESI E PÉREZ (2004). A PESQUISA REALIZOU-SE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, NO CONDOMÍNIO ESPERANÇA E NA SECRETARIA DE TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL (SETRAPS). A COLETA DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE DOCUMENTOS E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES, ALUNOS, MÃES, ALÉM DA COORDENADORA DO PROGRAMA. O SUCESSO ESCOLAR DE CRIANÇAS DOS SETORES POPULARES CONSTITUI UM DOS MAIORES DESAFIOS À ESCOLA PÚBLICA NA ATUALIDADE. ISTO PORQUE, EMBORA A POLÍTICA EDUCACIONAL TENHA PROGRAMADO O ACESSO DE TODOS À ESCOLA, O FRACASSO ESCOLAR É UMA CONSTANTE QUE VEM DESAFIANDO POR VARIAS DÉCADAS O MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. NO TOCANTE AO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, SUJEITOS DA NOSSA PESQUISA, O ESTUDO CONSTATOU QUE O PETI, COMO POLÍTICA SOCIAL DE PROMOÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR, NÃO LHES PROMOVEU, EFETIVAMENTE, O SUCESSO ESCOLAR. COMPROVOU AINDA QUE O GRANDE ÊXITO DO PROGRAMA É A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA, EMBORA ISSO ACONTEÇA APENAS ENQUANTO DURA O BENEFICIO.pt_BR
dc.format.extent981366 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOApt_BR
dc.subjectPETIpt_BR
dc.subjectTRABALHO INFANTIL E SUCESSO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E TRABALHOpt_BR
dc.titleO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) E O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR AVALIATIVOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

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