Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANFELICE, José Luíspt_BR
dc.contributor.authorMILAN, Zeneide Gimenezpt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:45:00Z-
dc.date.available2009-03-14T15:45:00Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1012-
dc.descriptionALUÍSIO DE ALMEIDApt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA, CONCEBIDA NA ESFERA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, SE INSCREVE NO CAMPO DE ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS. EXAMINA A IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA PROFISSÃO, DESTINADO A JOVENS DE BAIXA RENDA, EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2001 E 2003, NA CIDADE DE VOTORANTIM, REGIÃO DE SOROCABA-SP. TORNOU-SE NECESSÁRIO COMPREENDER O CAPITALISMO NO BRASIL, NA SUA TRANSIÇÃO PARCIAL DO PARADIGMA FORDISTA PARA O PARADIGMA DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL, NO QUAL A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESTUDADA ESTÁ INSERIDA E QUE BUSCA ADEQUAR A EDUCAÇÃO DE ACORDO COM OS IMPERATIVOS DO MERCADO, SUBSTITUINDO DISCURSOS E INTRODUZINDO NOVAS NOÇÕES, COMO EMPREGABILIDADE, COMPETÊNCIAS ETC. A DISSERTAÇÃO ESTÁ CONSTITUÍDA DE QUATRO CAPÍTULOS. NO PRIMEIRO, APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 30 DO SÉCULO XX, SITUANDO-A NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS NA DÉCADA DE 1990, COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO TORNANDO-SE OBJETO DE ATENÇÃO CADA VEZ MAIOR, POR PARTE DOS REPRESENTANTES DO CAPITAL. O SEGUNDO CAPÍTULO ABORDA A CRIAÇÃO DO SENAC NOS ANOS 40 E SEU DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PROFISSÃO E COMO O ESTADO TRANSFERE PARA O SETOR EMPRESARIAL A RESPONSABILIDADE PELA FORMAÇÃO JUVENIL, COM A CONSEQÜENTE TRANSFERÊNCIA DOS RECURSOS PÚBLICOS PARA O SETOR PRIVADO. O TERCEIRO CAPÍTULO CONSISTE NO ESTUDO EMPÍRICO, REALIZADO ENTRE 2002 E 2003, COM O ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS PRÁTICAS DIÁRIAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO - PET (UM DOS CURSOS DO PROGRAMA PROFISSÃO). COMO DESDOBRAMENTO RESULTA A ANÁLISE EFETIVADA NO QUARTO CAPÍTULO, DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PRESENTE NO PET, BEM COMO, DOS INTERESSES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E OS COMPONENTES COMPORTAMENTAIS QUE OS JOVENS DEVERIAM INTERNALIZAR PARA SEREM CERTIFICADOS. POR FIM, EXPLICITA AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NESSA PRÁTICA EDUCATIVA E CONCLUI-SE QUE A EDUCAÇÃO NÃO PODE SER APENAS FORMADORA PARA O IMEDIATISMO DO MERCADO DE TRABALHO. PROPÕE-SE QUE A EDUCAÇÃO SIRVA COMO MEIO DE COMPREENSÃO DA REALIDADE, E PODENDO NELA INTERVIR, TRANSFORMÁ-LA.pt_BR
dc.format.extent3449934 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SOROCABApt_BR
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectTRABALHOpt_BR
dc.subjectCLASSES POPULARESpt_BR
dc.subjectNEOLIBERALISMOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherTRABALHO - Trabalho de crianças e adolescentespt_BR
dc.titleA CONCEPÇÃO NEOLIBERAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS DE BAIXA-RENDApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools