Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSPOSITO, Marilia Pontespt_BR
dc.contributor.advisorMONSMA, Karl Martinpt_Br
dc.contributor.authorCORTI, Ana Paula de Oliveirapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:23Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:23Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1000-
dc.descriptionBIBLIOTEC COMUNTÃRIApt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO ANALISA AS EXPERIÊNCIAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS COM A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM 1999, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO. AS HIPÓTESES TRABALHADAS FORAM: 1) A EXPERIÊNCIA COM A VIOLÊNCIA NA ESCOLA SE DÁ DIFERENTEMENTE PARA ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E JOVENS DO ENSINO MÉDIO; 2) A ESCOLA PODE POTENCIALIZAR CERTAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NÃO SÓ SENDO DEMASIADAMENTE PERMEÁVEL ÀS DINÂMICAS SOCIAIS EXTERNAS, MAS TAMBÉM PELA SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNOS. A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS JUVENIS CONVERGIRAM COM AS HIPÓTESES AVENTADAS, INDICANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS COM A VIOLÊNCIA SÃO MUITO DIFERENTES PARA OS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. HÁ UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS REDES DE VIOLÊNCIA, SEJA COMO VITIMIZADOS SEJA COMO AGENTES DE AGRESSÃO. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE AS DINÂMICAS DOS TEMPOS E ESPAÇOS NO AMBIENTE ESCOLAR ACABA FAVORECENDO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. EMBORA SOFRA OS EFEITOS DO CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA URBANAS A ESCOLA NÃO CONSISTE NUMA "ESPONJA" SEM FILTROS DO MEIO SOCIAL. NO SEU INTERIOR, EM CONTATO COM SUA ORGANIZAÇÃO E MODO DE FUNCIONAMENTO, SÃO GERADASpt_BR
dc.format.extent2097152 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA NA ESCOLApt_BR
dc.subjectDISCIPLINA ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleVIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: JOVENS ESPECTADORES, VITIMIZADOS E AGENTES DE AGRESSÕESpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools