Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1000
Title: | VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: JOVENS ESPECTADORES, VITIMIZADOS E AGENTES DE AGRESSÕES |
Authors: | SPOSITO, Marilia Pontes MONSMA, Karl Martin CORTI, Ana Paula de Oliveira |
Keywords: | VIOLÊNCIA NA ESCOLA;DISCIPLINA ESCOLAR |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
Abstract: | ESTE ESTUDO ANALISA AS EXPERIÊNCIAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS COM A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM 1999, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO. AS HIPÓTESES TRABALHADAS FORAM: 1) A EXPERIÊNCIA COM A VIOLÊNCIA NA ESCOLA SE DÁ DIFERENTEMENTE PARA ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E JOVENS DO ENSINO MÉDIO; 2) A ESCOLA PODE POTENCIALIZAR CERTAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NÃO SÓ SENDO DEMASIADAMENTE PERMEÁVEL ÀS DINÂMICAS SOCIAIS EXTERNAS, MAS TAMBÉM PELA SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNOS. A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS JUVENIS CONVERGIRAM COM AS HIPÓTESES AVENTADAS, INDICANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS COM A VIOLÊNCIA SÃO MUITO DIFERENTES PARA OS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. HÁ UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS REDES DE VIOLÊNCIA, SEJA COMO VITIMIZADOS SEJA COMO AGENTES DE AGRESSÃO. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE AS DINÂMICAS DOS TEMPOS E ESPAÇOS NO AMBIENTE ESCOLAR ACABA FAVORECENDO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. EMBORA SOFRA OS EFEITOS DO CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA URBANAS A ESCOLA NÃO CONSISTE NUMA "ESPONJA" SEM FILTROS DO MEIO SOCIAL. NO SEU INTERIOR, EM CONTATO COM SUA ORGANIZAÇÃO E MODO DE FUNCIONAMENTO, SÃO GERADAS |
Description: | BIBLIOTEC COMUNTÃRIA |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1000 |
Other Identifiers: | Mestrado SOCIOLOGIA EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools