Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/991
Title: | ALGUNS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES ACIDENTADOS NOS MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS E SEUS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS |
Authors: | VILELA, Rita Amélia Teixeira SALOMON, Maria Luisa De Oliveira |
Keywords: | FRACASSO ESCOLAR;SOCIALIZAÇÃO;FAMÍLIA |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Abstract: | NESTE TRABALHO SÃO EXAMINADAS AS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR, ESTATISTICAMENTE IMPROVÁVEL, DE JOVENS SEM DISTÚRBIOS COGNITIVOS PROVENIENTES DE MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS. NO CONTEXTO DESTA INVESTIGAÇÃO, O FRACASSO ESCOLAR É ENTENDIDO COMO UM PROCESSO ATIVADO PELA ESCOLA, QUE INCLUI REPROVAR, AVALIAR NEGATIVAMENTE, RECUSAR, OU ATÉ MESMO EXPULSAR O ALUNO, SEJA POR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, SEJA POR PROBLEMAS DE CONDUTA. DESVIAR O FOCO - DO ALUNO PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS - ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE COMPREENDER ESSE FRACASSO; A RELAÇÃO FAMÍLIA- FILHO E SUAS INTERAÇÕES COM O UNIVERSO ESCOLAR SÃO ESPECIFICAMENTE ENFOCADAS. OS DADOS EXPERIMENTAIS DA PESQUISA DE CAMPO FORAM EXTRAÍDOS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ JOVENS E SUAS FAMÍLIAS E FORAM ELABORADOS NAQUELA PERSPECTIVA DE INTERDEPENDENCIA DE FATORES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE BERNARD LAHIRE ( 1997), QUE BASEIA-SE EM NORBERT ELIAS (1985) OS TRAÇOS PERTINENTES DE UMA LEITURA SOCIOLÓGICA DEVEM SER ENTENDIDOS COMO COMBINAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRAÇOS GERAIS PRODUZINDO CONFIGURAÇÕES SINGULARES.. PRIMEIRAMENTE FORAM ESTABELECIDAS CATEGORIAS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DE ANÁLISE, QUE POSSIBILITASSEM O DIÁLOGO COM OS CASOS. ENTRE ESSAS CATEGORIAS ESTÃO: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLARIDADE DE NÍVEL SUPERIOR PELA FAMÍLIA E POR SEUS FILHOS, EM PARTICULAR; SEUS SONHOS, IDEAIS E PROJETOS; OS MODOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO FAMILIAR; A ORDEM MORAL DOMÉSTICA; AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FAMILIARES E O ENVOLVIMENTO DOS PAIS COM A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS.ENTRE AS VÁRIAS REFLEXÕES E HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DO MATERIAL, DISCUTE-SE O PAPEL DA DESCONTINUIDADE LAR- ESCOLA, E DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DISSONANTES, NA PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR. |
Description: | PUC-MINAS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/991 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools