Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/986
Title: | EXPRESSÕES JUVENIS NA CULTURA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA |
Authors: | SOUSA, Janice Tirelli Ponte De BRUM, Dalva Marisa Ribas |
Keywords: | JUVENTUDE;CULTURA ESCOLAR;CURRÍCULO ESCOLAR |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Abstract: | A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR ASPECTOS REFERENTES ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, CLASSE E ETNIA PRESENTES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, E NA CULTURA ESCOLAR COTIDIANA QUE EVIDENCIAM ELEMENTOS ORIENTADORES DE UMA POLÍTICA CULTURAL QUE REFORÇAM AS DIFERENÇAS APONTADAS COMO OBJETO CENTRAL DESSA INVESTIGAÇÃO E TRAGAM À LUZ AS PRÁTICAS SOCIAIS ESCOLARES QUE REFORÇAM PRECONCEITOS E CONDUZEM A DISCRIMINAÇÕES. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS E ENTREVISTAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS DA ESCOLA EM ESTUDO. A DISCUSSÃO TEÓRICA APRESENTOU-SE COMO UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS, NA QUAL O PENSAMENTO DOS AUTORES TOMÁZ TADEU DA SILVA E HENRY GIROUX ESTABELECERAM- SE COMO EIXO CENTRAL DA DISCUSSÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE JUVENIL EM TRANSFORMAÇÃO, NA QUAL A ESCOLA COMO ESPAÇO PRODUTOR DE SIGNIFICADOS TEM, POR UM LADO, REPRODUZIDO DISCURSOS E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, MAS POR OUTRO LADO, APRESENTA ALGUMAS RESISTÊNCIAS E CAMINHOS QUE APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA NO QUE SE REFERE A GÊNERO, CLASSE E ETNIA. |
Description: | UFSC |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/986 |
Other Identifiers: | Mestrado SOCIOLOGIA MISTO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools