Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/978
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TOSTA, Sandra De Fátima Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | FREIRE, Leticia De Freitas Cardoso | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:19Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/978 | - |
dc.description | PUC MINAS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA E ANALISA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO UNIFORME NA CULTURA NA ESCOLA, SUA APROPRIAÇÃO E USO POR ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/ MG. O ESTUDO FOI REALIZADO JUNTO AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA PUC/MINAS, COM O APOIO FINANCEIRO DA CAPES, TENDO O SEU INICIO EM MARÇO DE 2002. A OPÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA FOI O ESTUDO DE CASO FILIADO AO PARADIGMA ETNOMETODOLÓGICO, NUMA ABORDAGEM ESSENCIALMENTE QUALITATIVA. PARA EFETIVAÇÃO DO TRABALHO UTILIZAMOS COMO FONTES DE PESQUISA OS SEGUINTES MATERIAIS: DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA IGREJA CATÓLICA LOCAL, LEGISLAÇÃO, FOTOGRAFIAS E IMAGENS, PERIÓDICOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE. A BIBLIOGRAFIA QUE FUNDAMENTOU O ESTUDO COMPREENDEU LIVROS E ARTIGOS SOBRE: CULTURA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO, MODA, HISTÓRIA DA CIDADE DE MONTES CLAROS E DO CIC. A INVESTIGAÇÃO NOS PERMITIU O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS QUE INSTITUEM O UNIFORME ESCOLAR, SUAS FINALIDADES E USOS. O RECORTE TEMPORAL FEITO PARA O PERÍODO DE 1984 A 2003, NOS POSSIBILITOU COMPREENDER COMO OS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SE APROPRIAM, USAM E ATRIBUEM SIGNIFICADOS AO UNIFORME. ESTE ESTUDO NOS PERMITIU CHEGAR A OBTER IMPORTANTES INFORMAÇÕES ACERCA DA VIDA, COTIDIANO E CULTURA DOS ALUNOS NO CIC, CONTRIBUINDO, EM SENTIDO MAIS AMPLO, PARA UMA NOVA CULTURA INVESTIGATIVA, QUE VALORIZA ABORDAGENS DE OBJETOS DE ESTUDO INÉDITOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA, HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. | pt_BR |
dc.format.extent | 5071068 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | UNIFORME ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | HISTÓRIA | pt_BR |
dc.subject | CULTURA ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | CÁ ENTRE NÓS! DEIXA QUE SEU SEJA EU: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USOS QUE ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/MG FAZEM DO UNIFORME ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools