Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTOSTA, Sandra De Fátima Pereirapt_BR
dc.contributor.authorFREIRE, Leticia De Freitas Cardosopt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:19Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:19Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/978-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA E ANALISA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO UNIFORME NA CULTURA NA ESCOLA, SUA APROPRIAÇÃO E USO POR ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/ MG. O ESTUDO FOI REALIZADO JUNTO AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA PUC/MINAS, COM O APOIO FINANCEIRO DA CAPES, TENDO O SEU INICIO EM MARÇO DE 2002. A OPÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA FOI O ESTUDO DE CASO FILIADO AO PARADIGMA ETNOMETODOLÓGICO, NUMA ABORDAGEM ESSENCIALMENTE QUALITATIVA. PARA EFETIVAÇÃO DO TRABALHO UTILIZAMOS COMO FONTES DE PESQUISA OS SEGUINTES MATERIAIS: DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA IGREJA CATÓLICA LOCAL, LEGISLAÇÃO, FOTOGRAFIAS E IMAGENS, PERIÓDICOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE. A BIBLIOGRAFIA QUE FUNDAMENTOU O ESTUDO COMPREENDEU LIVROS E ARTIGOS SOBRE: CULTURA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO, MODA, HISTÓRIA DA CIDADE DE MONTES CLAROS E DO CIC. A INVESTIGAÇÃO NOS PERMITIU O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS QUE INSTITUEM O UNIFORME ESCOLAR, SUAS FINALIDADES E USOS. O RECORTE TEMPORAL FEITO PARA O PERÍODO DE 1984 A 2003, NOS POSSIBILITOU COMPREENDER COMO OS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SE APROPRIAM, USAM E ATRIBUEM SIGNIFICADOS AO UNIFORME. ESTE ESTUDO NOS PERMITIU CHEGAR A OBTER IMPORTANTES INFORMAÇÕES ACERCA DA VIDA, COTIDIANO E CULTURA DOS ALUNOS NO CIC, CONTRIBUINDO, EM SENTIDO MAIS AMPLO, PARA UMA NOVA CULTURA INVESTIGATIVA, QUE VALORIZA ABORDAGENS DE OBJETOS DE ESTUDO INÉDITOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA, HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent5071068 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectUNIFORME ESCOLARpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectCULTURA ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleCÁ ENTRE NÓS! DEIXA QUE SEU SEJA EU: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USOS QUE ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/MG FAZEM DO UNIFORME ESCOLARpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf4.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools