Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELLO, Marisol Barenco De | pt_BR |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Francisco Juceme Rodrigues Do | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:18Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/977 | - |
dc.description | UCP | pt_BR |
dc.description.abstract | A linguagem como distintivo do homem no mundo sempre esteve entre as grandes questões da Educação. Especialmente no que tange à formação das futuras gerações, como instrumento objetivo de um discurso que a legitima ou como reconhecimento de uma subjetividade que simboliza o meio em que vive, com base no imaginário interno. Desde o logos criador representado no discurso mitológico até a técnica moderna da virtualidade, o desenvolvimento histórico necessita da compreensão humana para significar a realidade. Nesse movimento existencial, a linguagem ora aparece como phármakon que dialoga, ora impõe conceitos universais que impedem o questionamento. A proposta do trabalho é recuperar o lugar do jovem no diálogo que emerge no interior da escola à luz da compreensão do logos que é apropriação em Heidegger. Partindo de uma releitura bibliográfica que apresenta o discurso humano como meio de explicação do mundo e do homem, com base na racionalidade, busco ouvir professores e alunos do Ensino Médio sobre a existência. Apresento a pergunta: Quem é o jovem e os desafios atuais para educá-lo? Pretendo defender o lugar da linguagem como movimento compreensivo e presença que significa a aprendizagem, assumindo a relação como projeto que revela o sentido e o outro na dualidade entre existência e essência: fundamentos do viver no mundo com liberdade e responsabilidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 803327 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | LINGUAGEM | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | DIÁLOGO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | A LINGUAGEM COMO APROPRIAÇÃO DA EXISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO JUVENIL | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools