Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/966
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Luiz Alberto Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCOSTA, Paulo Roberto Dapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:16Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:16Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/966-
dc.descriptionBIBLITOECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMGpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO CONTÉM OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE, SELECIONADAS, ENTRE OUTRAS, POR TEREM SIDO ALVO DE INTERVENÇÕES DIRETAS E SISTEMATIZADAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM FUNÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA QUE APRESENTAVAM. UTILIZANDO INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR, QUE CONTÉM OS REGISTROS DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM ESCOLAS DE TODA A REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, DOS LEVANTAMENTOS FEITOS PELO PROJETO REDE PELA PAZ E, AINDA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIRETA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NESTES DOIS ESTABELECIMENTOS, DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE COMPARATIVA CUJO PRINCIPAL OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO O CLIMA ESCOLAR ESTARIA INTERFERINDO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA VIOLÊNCIA EM SUAS ESCOLAS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DO SENTIMENTO DE INSEGURANÇA SOBRE O DESEMPENHO DESTES ATORES. ENTRE OS COMPONENTES DO CLIMA ESCOLAR ANALISAMOS A LOCALIZAÇÃO, A ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS, A LIDERANÇA DA ESCOLA, AS RELAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E ENTRE ESTES E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM AÍ, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESTES AGENTES PERCEBEM E INTERAGEM COM A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR. FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA CONFRONTAR OS ÍNDICES DO CLIMA ESCOLAR COM OS INDICADORES EDUCACIONAIS FORNECIDOS PELOS DADOS DO SAEB E DO SIMAVE, QUE NOS INFORMAM SOBRE AS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS DOS ALUNOS E A CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS EM RELAÇÃO À SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO, POIS ISTO POSSIBILITOU COLOCAR À PROVA ALGUMAS HIPÓTESES ENCONTRADAS NA LITERATURA SOBRE A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent623488 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA NA ESCOLApt_BR
dc.subjectESTUDO COMPARATIVOpt_BR
dc.subjectESCOLA PÚBLICApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleMULTIPLICANDO OS PONTOS DE VISTA SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ESTUDO COMPARATIVO DO CLIMA ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTEpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf608.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools