Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/954
Title: | A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar |
Authors: | MOLL, Jaqueline ROSSATO, Maristela |
Keywords: | FRACASSO ESCOLAR;SUCESSO ESCOLAR;ENSINO FUNDAMENTAL |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes - dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora - conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar. |
Description: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/954 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools