Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/946
Title: | A relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio |
Authors: | PAIXAO, Lea Pinheiro REBEL, Sandra Maria Cavalcanti |
Keywords: | RELAÇÃO COM O SABER;FORMAÇÃO DE PROFESSORES;CURSO NORMAL |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Abstract: | Neste artigo procuro expor a teoria desenvolvida pelo pesquisador francês Bernard Charlot sobre a relação do aluno com o saber. Tenho como objetivo promover uma reflexão sobre alguns aspectos desta teoria que considero importantes para a prática docente. Utilizo-me de depoimentos de alunos para exemplificar as principais noções teóricas. Nestes relatos são observados os diferentes significados que o ato de aprender pode representar e as diferentes expectativas que o jovem traz em relação à escola. Exponho também a importância de considerar as histórias singulares para a compreensão da relação do aluno com o saber. Venho valorizando a prática docente dialógica no sentido de conhecer e interpretar o que o aluno pensa da escola, dos professores, do processo de aprender. Aponto para a necessidade de o professor adotar uma postura investigadora em relação à sua própria prática com o objetivo de revê-la e verificar se ela está favorecendo a mobilização do aluno na escola e em relação à escola. Enfim, procuro mostrar que é importante entender o comportamento do aluno na escola sob a perspectiva da relação com o saber. |
Description: | Biblioteca Central do Gragoatá |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools