Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | OYARZABAL, Graziela Macuglia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:10Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/930 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE PESQUISA, UM ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA E DIALÉTICA, SOB O REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO DE LINHA FRANCESA SISTEMATIZADA POR MICHEL PÊCHEUX, TEVE POR OBJETIVO GERAL CONHECER OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS NA ATUALIDADE PELOS PROFESSORES ATUANTES, PAIS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS. HOUVE A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM SEIS PROFESSORAS ATUANTES EM TURMAS DE I E II CICLOS, BEM COMO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO JUNTO A DEZOITO ALUNOS DE TURMAS DE II E III CICLOS E A QUATRO RESPONSÁVEIS POR ALUNOS MATRICULADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA REGIÃO LESTE DE PORTO ALEGRE/RS. APÓS A FORMAÇÃO DESSE CORPUS EMPÍRICO, FORAM ANALISADAS DIVERSAS SEQÜÊNCIAS DISCURSIVAS QUE MOSTRARAM PELO JOGO ENTRE A MATERIALIDADE (INTRADISCURSO) E A MEMÓRIA DISCURSIVAS (INTERDISCURSO) O PROCESSO DE FILIAÇÃO (OU NÃO) DAS PROFESSORAS, DOS PAIS E DOS ALUNOS À ESCOLA POR CICLOS PELOS EFEITOS DE SENTIDOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIZER. FOI CONFIRMADA A TESE PRINCIPAL DE QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE OS SENTIDOS DISCURSIVOS DE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS ENUNCIADOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE NA ATUALIDADE. CONCLUIU-SE, ENTRE OUTROS ASPECTOS, QUE OS CICLOS CORRESPONDEM À DENÚNCIA DA LÓGICA EXCLUDENTE PELA QUAL HISTORICAMENTE A ESCOLA TEM SIDO RESPONSÁVEL. PORTANTO, A IMPLANTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO POR CICLOS CORRESPONDE A UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA A UMA FORÇA CONTRÁRIA HEGEMÔNICA E, POR CONSEQÜÊNCIA, NÃO FUNCIONARÁ PERFEITAMENTE. | pt_BR |
dc.format.extent | 695969 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ANÁLISE DO DISCURSO | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA POR CICLOS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS POR PROFESSORES, PAIS E ALUNOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO ALEGRE/RS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools