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dc.contributor.advisorFÁVERO, Osmarpt_BR
dc.contributor.authorANDRADE, Eliane Ribeiropt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/928-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁpt_BR
dc.description.abstractDiscute o universo que compõe a educação de jovens e adultos (EJA), privilegiando o sentido da escolarização vivenciada pelos jovens alunos das escolas públicas noturnas. Reconhece a maioria dos alunos e alunas jovens beneficiários da EJA como outsiders, no sentido de Norbert Elias, considerando que essa ação educativa é parte de um processo, desigual e excludente, que não existe por forças naturais, mas por mecanismos construídos ao longo do tempo e por meio de práticas sociais que se desenvolvem dentro e fora da escola, tendo em vista ser essa modalidade educativa direcionada basicamente para os segmentos mais pobres da população, que carregam uma trajetória educacional marcada pela desigualdade de oportunidades educativas e sociais. O trabalho resgata o lugar ocupado pela EJA na construção das políticas públicas brasileiras, destacando elementos para repensar a ação do Estado no âmbito da EJA. O estudo está baseado em pesquisa realizada junto a escolas e alunos vinculados aos cursos presenciais de EJA com avaliação no processo - ensino fundamental, de 5ª a 8º séries, e ensino médio -, no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Apresenta características sócio-demográficas e percepções dos jovens alunos sobre as suas vivências escolares e perspectivas futuras. Este percurso analítico revelou a inadequação do atendimento de EJA face à diversidade das demandas dos que o procuram e a relação entre as desvantagens escolares neste nível e a origem social, restringindo as escolhas dos alunos de menor renda ao que é possível e não ao que é necessário.pt_BR
dc.format.extent1486518 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectÚLTIMO TURNOpt_BR
dc.subjectOUTSIDERSpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos e os Jovens do “Último Turno”: Produzindo Outsiderspt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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