Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BERNARDES, Nara Maria Guazzelli | pt_BR |
dc.contributor.author | CABRAL, Nadine Friedrich | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:08Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/917 | - |
dc.description | PUCRS | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo problematizou as vivências dos jovens alunos em escolas de ensino médio da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre. Os objetivos foram compreender como os jovens percebem as escolas que estudam, verificar como analisam o processo de ensino e aprendizagem e investigar como percebem os convívios no ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de entrevistas individuais semi-estruturadas com oito jovens, cinco meninas e três meninos estudantes do ensino médio. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: a escola; o ensinar e o aprender; o convívio. Os resultados mostram: a escola é apreciada pelos alunos quando oportuniza a convivência e o encontro entre amigos; as turmas de alunos estão divididas em sub-grupos que os alunos denominam panelas; a trajetória escolar é marcada pela diferença entre o ensino fundamental, principalmente de primeira à quarta série e o ensino médio; os jovens sentem a necessidade de serem ouvidos, para isto desejam que a instituição abra canais de participação; o processo de ensino e aprendizagem é questionado pelos alunos; o ensino enfatiza a preparação para o exame vestibular; os alunos destacam o convívio com a equipe diretiva, principalmente direção e serviço de orientação educacional, professores e colegas; a expectativa com relação aos professores é grande, por isto ser professor não basta, é preciso ser um super-herói. | pt_BR |
dc.format.extent | 500084 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | Vivências de alunos jovens em escolas de ensino médio | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools