Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/894
Title: | EXPECTATIVAS, SATISFAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO CEFET UBERABA UM ESTUDO DE CASO |
Authors: | MONTEIRO, Rosa Cristina MANCIN, Celso Aparecido |
Keywords: | DESEMPENHO ESCOLAR;RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO |
Abstract: | ESTUDO DAS EXPECTATIVAS, SATISFAÇÕES E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA (CEFET UBERABA). O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 291 ALUNOS DOS DIFERENTES CURSOS EXISTENTES NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA. A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE NA UTILIZAÇÃO CONJUNTA DAS ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. CONSTATOU-SE QUE AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA INTERFEREM DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO, ASSIM COMO OS PROBLEMAS DE INSATISFAÇÃO, INDISCIPLINA, REPROVAÇÃO E EVASÃO PODEM ESTAR RELACIONADAS A UMA OU MAIS EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS. DE TODAS AS EXPECTATIVAS LEVANTADAS, AS QUE SE REFEREM À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SÃO AS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, DETERMINANDO O SUCESSO OU FRACASSO DURANTE O ATO DE ENSINAR OU DE APRENDER. DEFENDE-SE COMO PRIORIDADE NÚMERO UM A SER ATENDIDA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES, DE FORMA AMPLA E SISTEMÁTICA, QUE VISEM MELHORAR AS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES E ALUNOS. |
Description: | BIBLIOTECA DA UFRURALRJ |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/894 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools