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dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Antônia Dept_BR
dc.contributor.authorKOSSATZ, Mauriceia Gonçalvespt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:01Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:01Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/871-
dc.descriptionSYDNEI ANTÔNIO RANGEL SANTOSpt_BR
dc.description.abstractTEMOS POR FINALIDADE NA PRESENTE DISSERTAÇÃO REFLETIR SOBRE A ÉTICA NA ATUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DA SUA DISCUSSÃO E PRÁTICA, NO ENSINO MÉDIO, ENTRE OS PROFESSORES E ALUNOS EM SALA DE AULA. APRESENTAMOS DUAS CONCEPÇÕES DISTINTAS DE ÉTICA: UMA LIBERAL DE ACORDO COM A FORMULAÇÃO KANTIANA E OUTRA CONCEPÇÃO DE ÉTICA NO CONTEXTO SOCIAL, A BUSCA INDIVIDUAL E COLETIVA DE FELICIDADE; AS REFLEXÕES DESTA CONCEPÇÃO TOMAM COMO BASE A PROPOSTA ARISTOTÉLICA DE FORMAÇÃO DE VIRTUDES ATRAVÉS DO HÁBITO, NA EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA UMA SOCIEDADE EM BUSCA DO BEM COMUM, OU SEJA, A FELICIDADE (EUDAIMONIA). MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE A ÉTICA NA ESCOLA. NO BRASIL, O CAPÍTULO DOS PCNS RELATIVO À ÉTICA SUBLINHA A NECESSIDADE DE A ESCOLA SE CONFIGURAR EM ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A MORALIDADE. POR MAIS QUE OS MANIFESTOS E DOCUMENTOS ELABORADOS PELOS EDUCADORES TENHAM O OBJETIVO DE FAZER DA EDUCAÇÃO ESCOLAR UM FUNDAMENTO SÓLIDO DE FORMAÇÃO DO CARÁTER, HAVERÁ SEMPRE HIATOS ENTRE AS INTENÇÕES E A REALIDADE VIVIDA POR PROFESSORES E ALUNOS. ISSO PORQUE A CAPACIDADE DE REFLEXÃO, O EXERCÍCIO DA CRÍTICA, A AUTONOMIA, A LIBERDADE DE ESCOLHA E OUTRAS QUALIDADES DESEJÁVEIS NÃO SE CONFIGURA EM AQUISIÇÕES INALIENÁVEIS DO INDIVÍDUO. NESSE CONTEXTO, OS OBJETIVOS DA NOSSA PESQUISA FORAM IDENTIFICAR O ENTENDIMENTO QUE OS PROFESSORES E ALUNOS ATRIBUEM À ÉTICA, À LIBERDADE, À JUSTIÇA E AO RESPEITO MÚTUO PARA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA; ANALISAR, BREVEMENTE, COMO A ÉTICA ESTÁ INSERIDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL; VERIFICAR COMO OS PROFESSORES DEFINEM AS RELAÇÕES DE SALA DE AULA, TENDO COMO EIXO NORTEADOR A EDUCAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIFICAR OS PONTOS DE CONVERGÊNCIA E DE DIVERGÊNCIA NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO À ÉTICA. O FOCO PRINCIPAL DA NOSSA REFLEXÃO ESTÁ PARA AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER VIRTUDES E, CONSEQÜENTEMENTE, POSTURAS ÉTICAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE GERAÇÕES E EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO OU NA EDUCAÇÃO INFORMAL COM O OBJETIVO DE INTERFERIR POSITIVAMENTE NAS RELAÇÕES SOCIAIS. EM SALA DE AULA A CONVIVÊNCIA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE FAZ ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ELES E QUE ESTA PROPICIA ENRIQUECIMENTO E OBTENÇÃO DE ÊXITO.pt_BR
dc.format.extent1048576 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectSALA DE AULApt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleÉTICA NO OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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