Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/859
Title: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS ATORES DO PROCESSO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
Authors: CARDOSO, Sonia Maria Vicente
FURLAN, Maria Ignez Carlin
Keywords: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL;APRENDIZAGEM;PROFESSORES E ALUNOS
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Abstract: O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FOCO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TAL COMO É PERCEBIDO POR ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO A OPÇÃO PELO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO POSSIBILITOU ANALISAR AS RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS A PROFESSORES E ALUNOS AS ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS GESTORES DA ESCOLA POSSIBILITARAM A CARACTERIZAÇÃO DOS PERFIS DOS SUJEITOS PESQUISADOS OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS CONVERGEM PARA A REPRESENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ASSOCIADO À MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM E APRESENTAM CARACTERÍSTICAS DE AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA PRIVILEGIANDO A QUANTIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO DEMONSTRAM TAMBÉM A TENDÊNCIA DOS PROFESSORES DE UTILIZAREM EM SEUS DISCURSOS, NOMENCLATURAS QUE SE APROXIMAM DE CONCEITOS PROGRESSISTAS A RESPEITO DA AVALIAÇÃOPORÉM AS RESPOSTAS DOS ALUNOS CONFIRMAM UMA PRÁTICA REPRODUTIVA DOS CONTEÚDOS ENSINADOS OS DADOS REMETEM A UM RETRATO DA CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE PODE SERVIR DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA ESTUDO DE OUTRAS REALIDADES PRÓXIMAS ENFATIZA-SE A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO CRÍTICO PERMANENTE A FIM DE CONSOLIDAR CONCEITOS BÁSICOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA DE ALUNOS PAIS PROFESSORES FUNCIONÁRIOS E GESTORES A RESPEITO DE QUESTÕES PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Description: REDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESTE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/859
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf450.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools