Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/831
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CLARETO, Sônia Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Flávia Lousada Gravina De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:54Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/831 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFJF | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO FOCO CENTRAL A COMPREENSÃO QUE ADOLESCENTES EXPRESSAM ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, ESPECIALMENTE, SOBRE COMO VÊEM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E, AINDA, SUA PRÓPRIA FORMA DE CONCEBER ESSA CIÊNCIA. A DISSERTAÇÃO ESTÁ CENTRADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO, REALIZADA JUNTO A UM GRUPO DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUIZ DE FORA ?MG. O PROPÓSITO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É PROVOCAR UMA REFLEXÃO QUANTO AO CONHECIMENTO VEICULADO NAS ESCOLAS, EM ESPECIAL O CONHECIMENTO MATEMÁTICO. PARA TAL, PARTE-SE DE UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA ACERCA DE CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA, PASSANDO POR SÓCRATES, PLATÃO, PITÁGORAS E DESCARTES COM VISTA A BUSCAR UMA COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA QUE SE REPENSE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS ESCOLAS. OS ACHADOS DESTE TRABALHO RATIFICAM O PAPEL CENTRAL DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, CONFIRMANDO-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA MELHOR INTERAÇÃO DIALÓGICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, UMA VEZ QUE, PARTINDO-SE DA PREMISSA DO CONHECIMENTO COMO EM CONSTRUÇÃO, TORNA-SE ESSENCIAL OUVIR OS ALUNOS QUE DEVEM VISTOS COMO INTERLOCUTORES NAS QUESTÕES DA SALA DE AULA. ESTA DEVE SE CONSTITUIR COMO UMA ARENA CAPAZ DE PROPORCIONAR A INTERAÇÃO DAS INTERLOCUÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 643879 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | pt_BR |
dc.subject | MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | VIVÊNCIAS ESCOLARES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | O MUNDO QUE SE EXPLODA, EU TÔ AQUI E DANE-SE O RESTO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools