Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBERTAN, Levinopt_BR
dc.contributor.authorMAGRO, Adriana Roselypt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:54Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:54Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/829-
dc.descriptionREDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESTEpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REVELAR A QUESTÃO ESTÉTICA NO COTIDIANO DOS AMBIENTES EDUCACIONAIS NÃO FORMAIS E SEU VALOR EDUCACIONAL. DESSA FORMA, CONFIRO À ESTÉTICA UM CARÁTER FACILITADOR QUE PODE NOS AJUDAR A COMPREENDER E A INTERPRETAR O PASSADO, A REALIDADE PRESENTE E A NÓS MESMOS EM PROCESSO DE AUTO REFLEXÃO. PARA ANÁLISE DA QUESTÃO, TOMEI COMO BASE ADOLESCENTES ENTRE 11 E 16 ANOS QUE FREQÜENTAM A ESCOLA FORMAL E, NO CONTRA-TURNO ESCOLAR PARTICIPAM DE UM GRUPO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. NO TRABALHO SOLICITEI QUE ELES FOTOGRAFASSEM O QUE VIAM DE BELO EM SEUS LARES, EM SEU COTIDIANO. NÃO SE TRATA DE UMA BELEZA VAGA INALCANÇÁVEL, MAS DE ENCONTRÁ-LA NO DIA-A-DIA, IMPRIMIR NOS OBJETOS QUE O CERCAM ESTE SENTIDO E ASSIM REGISTRÁ-LOS. O QUE CHAMOU A ATENÇÃO FORAM AS RELAÇÕES DE BELEZA ENCONTRADAS NA VIDA DIÁRIA DESSES ADOLESCENTES. NAS IMAGENS FEITAS, OBSERVEI QUE O BELO PARA ELES ESTÁ LIGADO AO COTIDIANO E ÀS LEMBRANÇAS DO SOCIAL. HÁ SEMPRE UMA REFERÊNCIA SENTIMENTAL DE BELEZA EM RELAÇÃO A SI MESMOS, A OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA E AOS OBJETOS ÚTEIS. ASSIM ELES TRAZEM QUINTAIS, SALAS, ARMÁRIOS DE COZINHA, PAREDES, PLANTAS EM VASOS, FLORES NATURAIS E ARTIFICIAIS, CÃES, GATOS, PORCOS, BOIS, PASSARINHOS, TELEVISORES, COMPUTADORES, LATINHAS, LUNETA, BÍBLIA, LIVROS, ÁRVORES, DESEJOS, LEMBRANÇAS, SEGURANÇA, ENFIM, O MUNDO CHAMADO ?SUA CASA? E A VISÃO DA JANELA PARA FORA DELA. AS ARTES TÊM A CAPACIDADE DE TRABALHAR ESSE OLHAR PENSANTE, DE ATUAR COM TODOS OS QUE DELAS SE UTILIZAM, NUMA DIREÇÃO DE APROFUNDAMENTO, DE APRENDIZADO, DE CRÍTICA E DE CONTEMPLAÇÃO.pt_BR
dc.format.extent1313948 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTApt_BR
dc.subjectARTESpt_BR
dc.subjectESTÉTICApt_BR
dc.subjectAMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleESTÉTICA NO COTIDIANO EDUCACIONAL: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO COM ADOLESCENTESpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools