Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPARO, Vitor Henriquept_BR
dc.contributor.authorPACHECO, Reinaldo Tadeu Boscolopt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:54Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:54Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/828-
dc.descriptionFEUSPpt_BR
dc.description.abstractOS GRANDES AGLOMERADOS URBANOS RESSENTEM-SE DA FALTA DE ESPAÇOS PÚBLICOS PARA O USUFRUTO DO LAZER. AS POLÍTICAS PÚBLICAS NESSE SETOR NÃO SÃO PRIORIZADAS. NA TENTATIVA DE SUPRIR TAIS CARÊNCIAS, ACONTECEM INTERVENÇÕES ESTATAIS USANDO O ÚNICO ESPAÇO PÚBLICO DISPONÍVEL EM MUITAS REGIÕES: A ESCOLA. PROMOVENDO SUA ABERTURA AOS FINAIS DE SEMANA PARA DIVERSAS ATIVIDADES, O ESTADO BUSCA RESPONDER A UMA DEMANDA SOCIAL POR LAZER, FAZENDO USO DE UM DISCURSO DE CONTENÇÃO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR E URBANA POR INTERMÉDIO DA OCUPAÇÃO SOCIAL DOS JOVENS DAS CLASSES POPULARES. ESSA FORMA DE INTERVENÇÃO REVELA UMA IDÉIA DE CONTROLE SOCIAL POR MEIO DO LAZER, DESCARACTERIZANDO-O COMO DIREITO SOCIAL PARA QUALQUER CIDADÃO. ALÉM DISSO, AS ESCOLAS QUE SÃO OBJETO DE INTERVENÇÃO NÃO CONSEGUEM DESENVOLVER UM PROJETO AUTÔNOMO, ARTICULADO COM SEU PROJETO PEDAGÓGICO E SUA REALIDADE COTIDIANA. DESSA FORMA, NÃO HÁ ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL. A FALTA DE AUTONOMIA DA UNIDADE ESCOLAR E O PRECÁRIO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERNAS IMPEDEM A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE POR PARTE DA POPULAÇÃO DO QUE É REALIZADO NA ESCOLA PÚBLICA, QUE SE TORNA REFÉM DE PROCESSOS ALHEIOS À REALIDADE LOCAL. A ESTRUTURA MATERIAL E PROFISSIONAL PRECÁRIA IMPEDE QUE O PROGRAMA POSSA QUALIFICAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OS EDUCADORES, QUE ATUAM NAS ESCOLAS AOS FINAIS DE SEMANA, NÃO RECEBEM O TREINAMENTO E A CAPACITAÇÃO NECESSÁRIOS PARA DESENVOLVEREM UM PROGRAMA EDUCATIVO. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NÃO PASSAM POR UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE SEUS ASPECTOS EDUCATIVOS E REPRODUZEM, EM MUITOS CASOS, AS DEMANDAS PRÓPRIAS DA INDÚSTRIA CULTURAL. ALÉM DISSO, NÃO SÃO DESENVOLVIDOS MECANISMOS QUE FAÇAM INTERAGIR AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, DO LAZER, DA CULTURA E DO ESPORTE. OBSERVOU-SE QUE A CRIAÇÃO DESSES PROGRAMAS RESPONDE MUITO MAIS ÀS DEMANDAS DE ENQUADRAMENTO SOCIAL DOS JOVENS DO QUE DE GARANTIA DE ACESSO A ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E LAZER PARA TODOS OS CIDADÃOS. NÃO HÁ SUSTENTABILIDADE POSSÍVEL DE PROGRAMAS DE LAZER QUE FAÇAM USO DAS ESCOLAS PÚBLICAS SE NÃO HOUVER UM INVESTIMENTO CONDIZENTE COM A NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO DO QUE É DESENVOLVIDO, DE CONTROLE POR PARTE DA SOCIEDADE CIVIL E DE ARTICULAÇÃO COM O QUE DEVERIA SER A FINALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO E PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA E SOCIALMENTE JUSTApt_BR
dc.format.extent4194304 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectESCOLA PÚBLICApt_BR
dc.subjectLAZERpt_BR
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subjectPOLÍTICAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleA ESCOLA PÚBLICA E O LAZER: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PARCEIROS DO FUTURO - SEE/SPpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf4.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools