Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/827
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | NAVARRO, Karina Da Motta | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:53Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/827 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO SE PREOCUPA COM A REALIDADE SOCIAL DO ENSINO MÉDIO NOTURNO NO BRASIL, CONSIDERANDO SEGUNDO OS DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, A GRANDEZA QUANTITATIVA DAS MATRÍCULAS NESTE NÍVEL DE ENSINO. NO ENTANTO, ESTA REALIDADE É EMUDECIDA DESDE O SENSO COMUM ATÉ AS POLÍTICAS PÚBLICAS. A PRIMEIRA EXPRESSÃO DESTE EMUDECIMENTO FOI FLAGRADA NA DIFICULDADE ENCONTRADA NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA DIANTE DA QUASE INEXISTÊNCIA DE DADOS OFICIAIS. AO RESGATARMOS A HISTÓRIA DO ENSINO NOTURNO NO BRASIL, PODEMOS VISUALIZAR QUE ESTE ENSINO OFERECIDO HOJE, VISTO NOS DADOS ESTATÍSTICOS E NO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO HOUAISS, REFLETE O QUE TEM SIDO AO LONGO DE NOSSA HISTÓRIA A ESCOLA NOTURNA, UM ESPAÇO QUE NÃO LEVA EM CONTA A CONDIÇÃO DO SEU ESTUDANTE. O ENSINO MÉDIO NOTURNO, OBJETO DE NOSSO ESTUDO, TEM SE CONSTITUÍDO NO ESPAÇO DE NEGAÇÃO DOS SABERES DOS SUJEITOS QUE O FREQÜENTA. PARA TENTARMOS REVERTER ESSE QUADRO DE SILENCIAMENTO, VEMOS A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICARMOS O SIGNIFICADO DE ESTAR NA ESCOLA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, VISTO QUE ESTES TÊM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À ESCOLA. ESTE TRABALHO TEM COMO HORIZONTE A ESPERANÇA DE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO ESCOLAR QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS ANSEIOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, PARA QUE ESTES SINTAM-SE CONTEMPLADOS NO CONTEXTO ESCOLAR, E QUE VERDADEIRAMENTE SEJA UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA INSERÇÃO SOCIAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 539378 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA NOTURNA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA O JOVEM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NOTURNO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools