Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro | pt_BR |
dc.contributor.author | COSTA, Deane Monteiro Vieira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | ES | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:53Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/822 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DA UFES | pt_BR |
dc.description.abstract | NESTA PESQUISA, O OLHAR SE VOLTA SOBRE AS PRÁTICAS JUVENIS CONSTRUÍDAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, DO PERÍODO NOTURNO. A ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA NUM BAIRRO NOBRE DE VILA VELHA ES, MAS ATENDE A UM PÚBLICO JUVENIL ORIUNDO DE SEGMENTOS POPULARES QUE NÃO RESIDEM NO BAIRRO E QUE CONSEGUIRAM A VAGA APRESENTANDO DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA DAS PATROAS OU CHEFES DE SEUS PAIS. ESSA AÇÃO DIZ RESPEITO A UM CERTO PRESTÍGIO QUE A ESCOLA POSSUI DIANTE DAS OUTRAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO. O INTUITO DESTA PESQUISA FOI BUSCAR, NOS DEPOIMENTOS DESSES/AS JOVENS ALUNOS/AS, ELEMENTOS QUE PERMITISSEM ENTENDER AS NOVAS DEMANDAS E NECESSIDADES DESSES SUJEITOS DIANTE DO UNIVERSO ESCOLAR. DESSA FORMA, INVESTIGA DIMENSÕES JUVENIS GERALMENTE NEGLIGENCIADAS NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO O LAZER, A DIVERSÃO, O TEMPO LIVRE, O HOMOEROTISMO, O ESPAÇO NÃO TUTELADO PELO ADULTO, A EXPERIMENTAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS GRUPAIS E OS SENTIDOS ESTÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO, QUE REFUTAM A IDÉIA DE UMA JUVENTUDE HOMOGÊNEA. A INVESTIGAÇÃO INDICOU QUE A ESCOLA ESTÁ DISTANTE DOS SEUS JOVENS ALUNOS/AS E NÃO OS VÊ COMO JOVENS, APENAS COMO ALUNOS. E, POR SUA VEZ, OS SEUS JOVENS ALUNOS MANTÊM UMA RELAÇÃO CONTRADITÓRIA COM ELA, QUE EXPRESSA REJEIÇÃO E UTILITARISMO EM FRENTE AOS SEUS ANSEIOS. DESTACA TAMBÉM QUE, COMO UM DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO JUVENIL, APARECEU A CONSOLIDAÇÃO DE GRUPOS DE SOCIABILIDADE, TANTO NO INTERIOR DA ESCOLA QUANTO FORA DOS MUROS DELA NA IGREJA, NO BAIRRO E NA ACADEMIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 456664 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
dc.subject | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | SOCIABILIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | ESCOLA E JUVENTUDE: ENCONTROS E DESENCONTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools