Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/817
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BZUNECK, José Aloyseo | pt_BR |
dc.contributor.author | BARBOSA, Andréa Haddad | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:52Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:52Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/817 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL | pt_BR |
dc.description.abstract | A TEORIA E AS PESQUISAS TÊM RESSALTADO A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE SOCIAL DE SALA DE AULA NA MOTIVAÇÃO E NO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES ESCOLARES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO COM SUAS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL PROPORCIONADO POR PROFESSORES E COLEGAS. DUAS ABORDAGENS TEÓRICAS FORAM USADAS, A SABER, A TEORIA DE METAS DE REALIZAÇÃO E O SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOTSKY. PARTICIPARAM DO ESTUDO 320 ESTUDANTES, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS E RURAIS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DE AUTO-RELATO EM ESCALA LIKERT. AS QUESTÕES RELACIONAVAM-SE ÀS METAS DE REALIZAÇÃO APRENDER E EVITAÇÃO DO TRABALHO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS E SUAS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, POR PARTE DOS COLEGAS, ACOLHIMENTO E AJUDA. COMO RESULTADOS FORAM ENCONTRADAS RELAÇÕES POSITIVAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A ORIENTAÇÃO À META DE REALIZAÇÃO APRENDER E AS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, EM MENOR GRAU, ENTRE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER E AJUDA E ACOLHIMENTO POR PARTE DOS COLEGAS. EM CONTRASTE, A ORIENTAÇÃO À META EVITAÇÃO DO TRABALHO APARECEU NEGATIVAMENTE RELACIONADA COM AQUELAS MESMAS VARIÁVEIS. AS ANÁLISES DE REGRESSÃO MOSTRARAM QUE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER É PREDITA PELAS PERCEPÇÕES DO APOIO DO PROFESSOR. PREDIÇÕES NEGATIVAS FORAM ENCONTRADAS NO CASO DA ORIENTAÇÃO A META EVITAÇÃO DO TRABALHO COMO VARIÁVEL DEPENDENTE. ALGUMAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS SURGIRAM ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DAS IDÉIAS DO SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOSTSKY NOS ESTUDOS QUE VISAM COMPREENDER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO COM AS METAS DE REALIZAÇÃO. ALÉM DISSO, DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO FORAM EXTRAÍDAS ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES. | pt_BR |
dc.format.extent | 759482 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | pt_BR |
dc.subject | MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | SOCIOCONSTRUTIVISMO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE E AS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL EM SALA DE AULA | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools