Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/812
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BONETI, Lindomar Wessler | pt_BR |
dc.contributor.author | CUNHA, Maria Do Socorro | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:51Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/812 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCPR | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE TRABALHO SE DEDICA AO ESTUDO DA TEMÁTICA DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, PRESENTES NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA. BUSCA RESPONDER COMO AS RELAÇÕES DE PODER ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA E QUAIS SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. A PESQUISA INDAGA TAMBÉM EM QUE MEDIDA ESTAS RELAÇÕES DE PODER, PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA, INTERFEREM NA CONVIVÊNCIA ENTRE PROFESSOR X ALUNO. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO, PORTANTO, COMPREENDER A DINÂMICA DO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO QUE É ESTE O LUGAR ONDE SE EXERCITAM OBJETIVAMENTE AS RELAÇÕES E DE ONDE NASCEM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. AS REFERÊNCIAS TEÓRICAS MAIS EXPRESSIVAS UTILIZADAS NESTE ESTUDO FORAM AS OBRAS DE FOUCAULT, VIGIAR E PUNIR, MICROFÍSICA DO PODER E DE PAULO FREIRE, TAIS COMO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, ÉTICA, UTOPIA E EDUCAÇÃO. O UNIVERSO DA PESQUISA FOI CONSTITUÍDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS: UMA PÚBLICA E A OUTRA PRIVADA, SITUADAS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA. A PESQUISA TEVE CUNHO QUALITATIVO, CUJAS CARACTERÍSTICAS MELHOR SE ADAPTAM A SUA ESSENCIALIDADE, SENDO REALIZADA NO ANO DE 2006. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FEZ-SE USO DA ENTREVISTA, ESTA COM QUESTÕES ABERTAS, APLICADAS A DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PESQUISADAS ATRAVÉS DO USO DE QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS DAS REFERIDAS ESCOLAS, ASSIM COMO DA OBSERVAÇÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM UMA FAMILIARIDADE COM O PENSAMENTO DE FOUCAULT, NA MEDIDA EM QUE SE CONSTATA A EXISTÊNCIA NA ESCOLA DE UMA RELAÇÃO DE PODER EM CADEIA, NÃO NECESSARIAMENTE CENTRALIZADA NAS MÃOS DE ALGUMAS PESSOAS. CONSTATA-SE, TAMBÉM, QUE O PODER NÃO DEVE SER CONSIDERADO NECESSARIAMENTE UM BEM OU ALGO MALÉFICO, MAS ALGO QUE SE EXERCE E, EM GERAL, EM REDE, EM TODAS AS RELAÇÕES E RELACIONAMENTOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 585985 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÃO EDUCATIVA | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÕES DE PODER | pt_BR |
dc.subject | CIDADANIA | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | A POLÍTICA, AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools