Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORGADO, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Eliel Ferreira Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:50Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/805 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT | pt_BR |
dc.description.abstract | BUSCA CONHECER AS PERSPECTIVAS DOS JOVENS PARA O ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA-MT. A REGIÃO CONTA COM TRÊS FACULDADES, SENDO UMA PÚBLICA E DUAS PRIVADAS. O ACESSO DOS JOVENS A ESSE ENSINO TORNANDO MAIS NECESSÁRIO, POIS O ATUAL MERCADO DE TRABALHO EXIGE PESSOAS COM MAIOR QUALIFICAÇÃO. O ESTUDO INVESTIGOU AS IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DAS PERSPECTIVAS OU FALTA DELAS NA CONSTITUIÇÃO DO SER JOVEM NA SOCIEDADE BARRA-GARCENSE. ESSE TRABALHO PRETENDE CONTRIBUIR PARA DISCUSSÃO DE QUESTÕES PRESENTES NA SOCIEDADE COM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE. UTILIZOU-SE DE UMA BIBLIOGRAFIA SOBRE JUVENTUDE E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, ADOTOU-SE AS ABORDAGENS QUALITATIVA POR INTERMÉDIO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO-COOPEMA. DADOS REVELARAM QUE AS VAGAS OFERECIDAS PELAS TRÊS INSTITUIÇÕES DA REGIÃO ATENDEM, UMA MÉDIA DE 7% DA POPULAÇÃO EGRESSA DO ENSINO MÉDIO. NO ENTANTO, AS VAGAS NÃO ESTÃO SENDO OCUPADAS NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES EM SUA TOTALIDADE, ENQUANTO NA PÚBLICA AS VAGAS SÃO PREENCHIDAS COMPLETAMENTE. NAS ENTREVISTAS, A INSATISFAÇÃO E A INCERTEZA DE NOSSOS JOVENS EM RELAÇÃO AOS CURSOS OFERECIDOS E A INSEGURANÇA DE DESLOCAR-SE PARA OUTRO LOCAL PARA CURSAR UMA FACULDADE FORAM ASPECTOS CONSIDERADOS MUITO RELEVANTES. OS PESQUISADOS SE DIZEM PREOCUPADOS COM O SEU FUTURO PROFISSIONAL, TER UMA FAMÍLIA, TER DINHEIRO, E SUCESSO NA VIDA QUE SE INICIA. ENTRETANTO, AS INFLUÊNCIAS FAMILIARES SÃO PODEROSAS NA DEFINIÇÃO QUANTO AO FUTURO PROFISSIONAL, POIS AS MESMAS DISPÕEM DE MÉTODOS MAIS SUTIS PARA INFLUENCIAR ATRAVÉS DE UMA CERTA SUGESTÃO SOCIAL CARREGADA DE MENSAGENS SUBLIMARES QUE CAEM NO INCONSCIENTE DOS FILHOS E CONTRA AS QUAIS NÃO HÁ COMO SE DEFENDER. NESSE SENTIDO, CONSTATA-SE QUE OS JOVENS FRENTE AOS PROPÓSITOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ENFRENTA DIVERSOS CONFLITOS DE ORDEM PSICOLÓGICA, SOCIAL E ECONÔMICA QUANTO A ESCOLHA DE UM CURSO SUPERIOR. | pt_BR |
dc.format.extent | 479236 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | ESCOLHA DE CURSOS SUPERIORES POR ALUNOS DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS, MT) | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools