Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAUJO, Valeria Amorim Arantes De | pt_BR |
dc.contributor.author | KLEIN, Ana Maria | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:48Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/793 | - |
dc.description | FEUSP | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de trabalho de investigação que se insere na área de estudos da psicologia e da educação moral. Buscou investigar que representações têm, sobre democracia e escola democrática, sujeitos que concluem o ensino médio. Seu desenvolvimento teórico sobre democracia repousa na conquista de direitos e nos valores que os inspiraram na consolidação deste modelo político. Adotando uma perspectiva histórica, são apresentados os direitos civis, políticos e sociais que possibilitaram o alargamento democrático. A discussão sobre valores democráticos alia-se à conquista dos direitos, atribuindo significado aos mesmos. Os direitos humanos ganham destaque na análise, na medida em que o respeito aos mesmos implica na realização do processo democrático. A escola democrática é discutida a partir do acesso universal e das suas práticas pedagógicas. O acesso universal à escola e ao conhecimento produzido socialmente está embasado em Comparato, Azanha e Carvalho. A escola democrática, enquanto prática pedagógica, discute os valores e práticas desenvolvidas no interior da instituição que contribuem para o processo formativo do indivíduo/cidadão autônomo. Os referenciais utilizados para discutir a escola democrática, enquanto prática pedagógica, estão embasados em Dewey e Teixeira e em autores contemporâneos como Puig e Araújo. Através das representações sociais (Moscovicci) buscamos a visão de democracia do sujeito que a vivencia em suas experiências cotidianas. A amostra do estudo foi composta por 80 sujeitos, 40 do sexo feminino e 40 do sexo masculino, alunos e alunas das redes pública e particular da cidade de São Paulo. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em um questionário sobre sociedade, escola e relações interpessoais democráticas, que incitava o sujeito a pensar sobre os temas colocando-se como foco central, ou seja, buscando suas próprias concepções. Os resultados encontrados revelam que os sujeitos valorizam prioritariamente os direitos de participação e expressão como práticas imprescindíveis à realização quer seja de uma sociedade, de uma escola ou de relações cotidianas democráticas. As variáveis consideradas neste estudo foram gênero e rede de ensino. Em relação à primeira não encontramos diferenças significativas. Em relação à segunda observamos diferenças, entre os grupos, apenas em suas representações sobre sociedade democrática. Os valores e práticas destacados pelos sujeitos nos fornecem elementos para uma reflexão sobre como a democracia é vivenciada pelos sujeitos, enquanto cidadãos, enquanto alunos (escola) e nas relações interpessoais. | pt_BR |
dc.format.extent | 928176 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | DEMOCRACIA | pt_BR |
dc.subject | DIREITOS | pt_BR |
dc.subject | DIREITOS HUMANOS | pt_BR |
dc.subject | VALORES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | Escola e democracia: um estudo sobre a representação de alunos e alunas do ensino médio | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools