Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGHIGGI, Gomercindopt_BR
dc.contributor.authorCERUTTI, Elizabetept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:46Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:46Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/783-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE INVESTIGAÇÃO BUSCA ANALISAR OS IMPACTOS EDUCATIVOS EFETIVADOS NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO/BA, NAS AÇÕES IMPLANTADAS PELA ONG/ PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA - PAS, SOB OS CUIDADOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES/RS, IDENTIFICANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA, O QUAL ATENDEU OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA EM IDADE PRÓPRIA E/OU AQUELES QUE NÃO PUDERAM NELA PERMANECER. O ESTUDO CARACTERIZOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, TENDO PRESENTE A INVESTIGAÇÃO DAS HISTÓRIAS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PAS, ANUALMENTE, COLHENDO, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, INFORMAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA À COMUNIDADE, OBSERVANDO NO SEGMENTO EDUCATIVO OS ALFABETIZADORES, OS COORDENADORES E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, QUE EXPRESSARAM FATOS RELEVANTES SOBRE SUA PRÁTICA NO PROGRAMA, ATRAVÉS DE SUAS MEMÓRIAS. A PESQUISA VEM ORGANIZADA EM TRÊS CAPÍTULOS: ABORDAGEM SOBRE AS INTENÇÕES DO ESTUDO, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, O PAS E, POR FIM, COM MAIOR PROPRIEDADE, A SISTEMATIZAÇÃO E A ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS NO QUE TANGE A APROXIMAÇÃO DA AÇÃO DOS ALFABETIZADORES EM EDUCAÇÃO POPULAR. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA A PRESENÇA DOS IMPACTOS POSITIVOS JUNTO ÀS AÇÕES DESENCADEADAS PELA EJA NO MUNICÍPIO, INTERLIGADAS AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, QUE DIANTE DOS LIMITES SOCIAIS E EDUCATIVOS, COMPROVAM AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE REALIZAR UM TRABALHO QUE MANIFESTOU A CRENÇA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA.pt_BR
dc.format.extent729335 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARpt_BR
dc.subjectMOVIMENTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectMOVIMENTO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleMEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO: MOVIMENTO EDUCACIONAL GERADO ATRAVÉS DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA EM MONTE SANTO/BApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf712.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools