Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Rita De Cássia Da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | WOICIECHOWSKI, Marília | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:44Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:44Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/771 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DO BLOCO M | pt_BR |
dc.description.abstract | APRENDER A LER E A ESCREVER PARA MUITOS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS BRASILEIROS SIGNIFICA UM ENCONTRO OU REENCONTRO COM OS CONTEÚDOS QUE DETERMINAM OS CAMINHOS PARA SE ENTENDER E TRANSFORMAR O MUNDO. DIANTE DESSA EXPECTATIVA, O PONTO DE PARTIDA DA PESQUISA É REGISTRAR O SIGNIFICADO DO APRENDER E DO ENSINAR A LER E A ESCREVER, A PARTIR DA FALA DOS ALUNOS E PROFESSORES DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, BEM COMO DA CONTRIBUIÇÃO DE COORDENADORES DE EJA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DAÍ SONDAR ATÉ QUE PONTO ESSA PRESSA EM ALFABETIZAR (O BRASIL ENTRA NO SÉCULO XXI COM 20 MILHÕES DE ANALFABETOS ABSOLUTOS) INTERFERE NA CONQUISTA DESSE SIGNIFICADO DO APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER. ISTO PORQUE NA SÍNTESE DOS OBJETIVOS QUE VÃO INTENSIFICAR ESSA EXPECTATIVA ESTÁ O COMPROMISSO DA EJA DE IR ALÉM DOS CAMINHOS DA SIMPLES AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO, OU SEJA, ENSINAR PARA QUE O ALUNO FAÇA USO DOS CONTEÚDOS ASSIMILADOS NO SEU COTIDIANO DE VIDA. AINDA QUE O ESTADO DE ADULTO INCLUA TAMBÉM O IDOSO, A PESQUISA TRATA EM SEU TERCEIRO CAPÍTULO (SÃO QUATRO CAPÍTULOS) DOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE, POR ISSO A REFERÊNCIA NO TÍTULO A JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. NA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA QUALITATIVA - ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA. PELA INVESTIGAÇÃO, FOI POSSÍVEL DETECTAR A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO ALUNO ATRAVÉS DA QUALIDADE DO ENSINO E DO INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. OU SEJA, DAR RESPOSTAS DE SUCESSO PARA ALUNOS E PROFESSORES E NÃO NÚMEROS E ESTATÍSTICAS PARA SATISFAZER EXIGÊNCIAS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS. | pt_BR |
dc.format.extent | 864356 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA | pt_BR |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O SABOR DE APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools