Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAIXAO, Lea Pinheiropt_BR
dc.contributor.authorSOUZA, ângela Regina Curzio Dept_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:44Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:44Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/769-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁpt_BR
dc.description.abstractA PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DAS FAMÍLIAS FRIBURGUENSES PARECE MUITO CONDICIONADA PELA ORIGEM SOCIAL, POIS AS POSSIBILIDADES LOCAIS SÃO RESTRITAS. BUSCOU-SE CONHECER COMO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO VISUALIZAM SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO : SEUS PORJETOS E TENSÕES DE PERTENCIMENTO. SE OS JOVENS TENDEM A INTERNALIZAR AS CHANCES OBJETIVAS DE ACORDO COM O GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEM. ESTA PESQUISA REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS : UMA PRIMEIRA QUANTITATIVA E A OUTRA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA, OBTEVE-SE O PERFIL DOS CONCLUINTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. NA SEGUNDA, BUSCOU-SE TORNAR MAIS INTELIGÍVEIS AS RESPOSTAS OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, UTILIZANDO-SE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE GRAVADOR. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS DE FORMA A TIRAR DIMENSÕES SOCIAIS E TRATAR GRUPOS DE INDIVÍDUOS. DETECTOU-SE QUE A ORIGEM SOCIAL INFLUENCIA, MAS NÃO DETERMINA O PROJETO. EXISTEM OUTRAS CONDIÇÕES QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS, TAIS COMO, A QUESTÃO DE GÊNERO, DIMENSÕES DA TRAJETÓRIA E DOS INTERESSES PESSOAIS. O LUGAR SOCIAL CONTA, MAS ELEMENTOS DA ORDEM DE MERCADO E DA SUBJETIVIDADE DOS ATORES SOCIAIS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES.pt_BR
dc.format.extent534207 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectPERSPECTIVAS DE FUTUROpt_BR
dc.subjectORIGEM SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escolapt_BR
dc.titlePROJETOS E TENSÕES DE CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf521.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools