Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PAIXAO, Lea Pinheiro | pt_BR |
dc.contributor.author | SOUZA, ângela Regina Curzio De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:44Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:44Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/769 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DAS FAMÍLIAS FRIBURGUENSES PARECE MUITO CONDICIONADA PELA ORIGEM SOCIAL, POIS AS POSSIBILIDADES LOCAIS SÃO RESTRITAS. BUSCOU-SE CONHECER COMO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO VISUALIZAM SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO : SEUS PORJETOS E TENSÕES DE PERTENCIMENTO. SE OS JOVENS TENDEM A INTERNALIZAR AS CHANCES OBJETIVAS DE ACORDO COM O GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEM. ESTA PESQUISA REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS : UMA PRIMEIRA QUANTITATIVA E A OUTRA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA, OBTEVE-SE O PERFIL DOS CONCLUINTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. NA SEGUNDA, BUSCOU-SE TORNAR MAIS INTELIGÍVEIS AS RESPOSTAS OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, UTILIZANDO-SE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE GRAVADOR. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS DE FORMA A TIRAR DIMENSÕES SOCIAIS E TRATAR GRUPOS DE INDIVÍDUOS. DETECTOU-SE QUE A ORIGEM SOCIAL INFLUENCIA, MAS NÃO DETERMINA O PROJETO. EXISTEM OUTRAS CONDIÇÕES QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS, TAIS COMO, A QUESTÃO DE GÊNERO, DIMENSÕES DA TRAJETÓRIA E DOS INTERESSES PESSOAIS. O LUGAR SOCIAL CONTA, MAS ELEMENTOS DA ORDEM DE MERCADO E DA SUBJETIVIDADE DOS ATORES SOCIAIS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES. | pt_BR |
dc.format.extent | 534207 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.subject | PERSPECTIVAS DE FUTURO | pt_BR |
dc.subject | ORIGEM SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola | pt_BR |
dc.title | PROJETOS E TENSÕES DE CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools