Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcia Regina Dapt_BR
dc.contributor.authorSOLIGO, Marina Guazzellipt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:42Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:42Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierANTROPOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/759-
dc.descriptionBNGKpt_BR
dc.description.abstractA PARTIR DO COTIDIANO VIVIDO NA ESCOLA, A DISSERTAÇÃO SE PROPÕE ENTENDER COMO ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES (12 A 14 ANOS), DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCAM CONSTITUIR IDENTIDADES CULTURAIS EM ESTREITA CONEXÃO COM A MÍDIA E AS CULTURAS JUVENIS, AO MESMO TEMPO EM QUE REJEITAM O UNIVERSO CULTURAL DA ESCOLA. INTERROGA-SE SOBRE A NATUREZA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES, QUESTIONANDO EM QUE MEDIDA ESTES CONSTITUEM IDENTIDADES CULTURAIS E ESTILOS PRÓPRIOS QUE RESISTEM ÀS NOVAS FORMAS DE PODER CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DE CONTROLE. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO. COM RELAÇÃO AO OBJETO ESTUDADO, A PESQUISA LEVANTOU AS SEGUINTES HIPÓTESES: A) O DESINTERESSE E DESCASO DOS ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REALIZADO EM SALA DE AULA TRADUZEM UMA REJEIÇÃO AO MODELO DISCIPLINAR VIGENTE NA ESCOLA E ATESTAM A CRISE EM QUE SE ENCONTRA O MESMO, B) OS ALUNOS E ALUNAS BUSCAM DISTANCIAR-SE DO UNIVERSO CULTURAL OFERECIDO PELA ESCOLA E CONECTAR-SE ÀS CULTURAS JUVENIS PELA MEDIAÇÃO DAS MÍDIAS, PARTICULARMENTE PELA MEDIAÇÃO DO RADIO, TV E CDS, NA BUSCA DE IDENTIDADES CULTURAIS DISTINTAS DAQUELAS OFERECIDAS PELA ESCOLA E PELA FAMÍLIA, C) ESTAS IDENTIDADES DIZEM RESPEITO AO HOJE , AO PRESENTE E SÃO NEGADORAS TANTO DO PASSADO COMO DE UMA PERSPECTIVA FUTURA, D) É POSSÍVEL PERCEBER DIMENSÕES DE RESISTÊNCIA, NA ACEPÇÃO DE DE CERTEAU, NA CONSTITUIÇÃO DESSAS IDENTIDADES EM RELAÇÃO ÀS NOVAS FORMAS DE PODER PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE. A PESQUISA DE CAMPO APRESENTOU ELEMENTOS SUFICIENTES PARA SE PENSAR QUE AS HIPÓTESES FORAM CONFIRMADAS. A BUSCA DE IDENTIDADES COLETIVAS QUE OS IDENTIFIQUEM AO GRUPO DE REFERÊNCIA E OS DISTINGAM DE OUTROS GRUPOS DA SOCIEDADE, INCLUSIVE DE OUTROS GRUPOS DE ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES, MOSTROU-SE EXTREMAMENTE FORTE ENTRE OS ALUNOS E ALUNAS. POR ESTA RAZÃO, INVESTEM NO QUE ELES CONSIDERAM MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ESTILOS PRÓPRIOS DAS CULTURAS JUVENIS, LIGADAS AO CONSUMO.pt_BR
dc.format.extent369872 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectCULTURApt_BR
dc.subjectCULTURA JUVENILpt_BR
dc.subjectMÍDIApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - culturas juvenis e escolapt_BR
dc.titleIDENTIDADES PLURAIS E O COTIDIANO DA ESCOLApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf361.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools