Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOLL, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorSALVA, Suelipt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:40Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:40Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/748-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO INVESTIGADO É A TENTATIVA DE MOSTRAR JEITOS DE ESTAR NO MUNDO DA ESCOLA, JEITOS DE VIVER NO MUNDO DA ESCOLA E JEITOS DE CONSTRUIR O MUNDO DA ESCOLA, AQUI DENOMINADOS DE ITINERÁRIOS. ANALISA AS SIGNIFICAÇÕES SOBRE AS DANÇA CONSTRUÍDAS POR MENINOS E MENINAS ADOLESCENTES QUE, COMO ALUNOS, PARTICIPAM DO PROJETO DE DANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR ILDO MENEGHETTI, TENTANDO SABER SE ESSAS SIGNIFICAÇÕES APONTAM INDÍCIOS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. FORAM INCLUÍDAS NESSA ANÁLISE AS SIGNIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS POR FAMÍLIAS E PROFESSORA DESTES ALUNOS. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRÁFICO, REALIZADA NO PERÍODO DE 1999 A 2003. ENTRE OS AUTORES QUE FAZEM A INTERLOCUÇÃO ESTÃO: PAULO FREIRE, REGINA LEITE GARCIA, ALBERTO MELUCCI, ANNA FABBRINI, ISABEL MARQUES, MICHELL SERRES E ROGER GARAUDY. NESTE TRABALHO NOS PROPOMOS, ATRAVÉS DAS SIGNIFICAÇÕES SOBRE A DANÇA, FAZER UMA ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR E A CORPOREIDADE, ISTO É, O PRÓPRIO SER - SUJEITO - ADOLESCENTE - ALUNO, QUE NOS MOSTRA, COTIDIANAMENTE, UM NOVO MODO DE SER NA ESCOLA EXPRESSO NOS CORPOS QUE , AO MESMO TEMPO, DEMOSTRAM DESEJO DE ESTAR DENTRO E FORA DELA. SÃO MENINOS E MENINAS NA FASE DOS ONZE AOS DEZESSEIS ANOS QUE FAZEM O SEU ITINERÁRIO ENTRE DOS MODOS DE SER NA ESCOLA. AQUELE FEITO POR ELES E AQUELE DESEJADO POR NÓS, PROFESSORES; ENTRE UM MUNDO ADOLESCENTE `PRODUZIDO` PELA TEORIA DA MODERNIDADE E UM MUNDO ADOLESCENTE VIVIDO POR ELES;. ENTRE OS VALORES DO MEIO SOCIAL EM RELAÇÃO À DANÇA E A SEUS PRÓPRIOS DESEJOS DE DANÇÁ-LA. ESSE SUJEITOS PARECEM REIVINDICAR O DIREITO DE SE EXPRESSAR COM LIBERDADE E DE USUFRUIR, COM MAIS DINAMISMO, O ESPAÇO E O TEMPO ESCOLAR A QUE ELES TÊM DIREITO. SÃO MANIFESTAÇÕES QUE, MUITAS VEZES, SE CONTRAPÕEM À NOSSA HISTÓRIA ENQUANTO PROFESSORES, NOVAS MANEIRAS DE SER NA ESCOLA COM AS QUAIS AINDA ESTAMOS APRENDENDO A CONVIVER.pt_BR
dc.format.extent3268487 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectDANÇApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleVAI TER DANÇA HOJE? ITINERÁRIOS JUVENIS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools