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dc.contributor.advisorCASTRO, Marta Luz Sisson Dept_BR
dc.contributor.authorREBÉS, Edison Goulartpt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:40Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:40Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/746-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRSpt_BR
dc.description.abstractA VIOLÊNCIA SOCIAL MULTIPLICA-SE DE TAL MANEIRA QUE NÃO SE PODE ARRISCAR UM PROGNÓSTICO DE COMO SERÁ NA VIRADA DO MILÊNIO. EM TODO O MUNDO NUNCA SE FALOU TANTO EM VIOLÊNCIA COMO ATUALMENTE. É PROVÁVEL QUE EM NENHUM OUTRO MOMENTO TENHAM SIDO REALIZADOS ESTUDOS, PESQUISAS E TRABALHOS COM A INTENSIDADE DE HOJE, NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA QUE ATINGE, INDISCRIMINADAMENTE, TODAS AS CAMADAS SOCIAIS E INSTITUIÇÕES, E TAMBÉM, A ESCOLA. A ESCOLA É RECONHECIDA COMO ESPAÇO PROPÍCIO À VIOLÊNCIA. OS EDUCADORES CONDENAM OS ALUNOS PELA PRÁTICA DA VIOLÊNCIA, MAS NÃO PERCEBEM QUE, ELES PRÓPRIOS, MUITAS VEZES, GERAM VIOLÊNCIA PARA COM ESTES ALUNOS. OS ATOS DE VIOLÊNCIA ATINGEM, TANTO A ESCOLA OFICIAL, QUANTO A PARTICULAR E TODA SOCIEDADE SOFRE SUAS CONSEQÜÊNCIAS. TODOS SE TORNAM INSEGUROS, DIANTE DA VIOLÊNCIA. DENTRE OS FATORES QUE, POSSIVELMENTE, CONTRIBUEM PARA AUMENTAR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA ESTÃO O DESEMPREGO, A BAIXA RENDA, A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, A BAIXA ESCOLARIDADE, A DESESTRUTURA FAMILIAR E A ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO PAÍS. OS ATOS DE VANDALISMO, O USO DE DROGAS, AS BRIGAS ENTRE COLEGAS, AS TROCAS DE TIROS, OS ESPANCAMENTOS, AS AMEAÇAS E, ATÉ MESMO, MORTES PREJUDICAM O PRESENTE E O FUTURO DA ESCOLA, EVIDENCIANDO UM DESEJO DE DESTRUIÇÃO. A SOCIEDADE SENTE-SE INSEGURA E AMEAÇADA. POR ISTO, BUSCA FORMAS E FÓRMULAS QUE POSSAM FREAR ESSA ESCALADA. IR À ESCOLA, ATUALMENTE, RESULTA EM MEDO E INTRANQÜILIDADE. O PRÓPRIO ESTADO, HÁ MUITO TEMPO, NÃO TEM GARANTIDO ACESSO À ESCOLA PÚBLICA PARA TODOS, O QUE DESENCADEIA NOVAS MODALIDADES DE EXCLUSÃO SOCIAL PELOS MECANISMOS DE SELEÇÃO QUE O SISTEMA EDUCATIVO OFERECE. COMO CONSEQÜÊNCIA, A ESCOLA SE TORNA UM DOS ALVOS DAS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA, INTERNA E EXTERNA, DISCUTIDAS COM FREQÜÊNCIA, A EXEMPLO DO QUE ACONTECE EM OUTRAS ÁREAS DAS ATIVIDADES HUMANAS COMO, ECONOMIA, MODA E FUTEBOL. AGRESSÕES MÚTUAS, ATOS DE VANDALISMO, ARROMBAMENTOS E ATÉ INCÊNDIOS PROVOCADOS, CRIMINOSAMENTE, ESTÃO NA BASE DESSA DISCUSSÃO, DIANTE DOS NÍVEIS E DA PERIODICIDADE COM QUE TAIS FATOS SE REGISTRAM, SEMPRE COBERTOS COM A CERTEZA DE UMA CERTA IMPUNIDADE. ESSE CONJUNTO DE SITUAÇÕES PROPICIOU A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS, PESQUISAS E REFLEXÕES, COM O OBJETIVO E O DESEJO DE ENCONTRAR O EQUILÍBRIO NA VIDA DA SOCIEDADE E DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent1048576 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA NA ESCOLApt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleA VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DADOS DE URUGUAIANA, RSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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